De Ronaldo a Haaland. Quem são os futebolistas mais bem pagos?

1 hora atrás 23

Estes 10 futebolistas devem ganhar 983 milhões de dólares só esta temporada, num modesto aumento de 2% face ao ano passado.

O futebol europeu é um bom ponto de partida e muitos dos melhores futebolistas mundiais formaram-se na Europa, jogando em grandes ligas. No entanto, o mundo dá voltas e o foco tem estado na Arábia Saudita, que aproveitou o dinheiro do petróleo para fazer contratações milionárias.

Uma análise da Forbes aos salários dos futebolistas culminou num ranking dos jogadores mais bem pagos do mundo, em que se destaca o Reino da Arábia Saudita com um total de quatro dos 10 mais bem pagos. Mostra disso foi o facto da Saudi Pro League ter gasto mil milhões de dólares em transferências só no ano passado, mesmo que o mercado tenha arrefecido e a liga saudita ‘só’ tenha dispensado 524 milhões de dólares em aquisições no verão (Moussa Diaby, Ivan Toney e Marcos Leonardo, ex-Benfica).

Numa lista de 10 jogadores, a Saudi Pro soma quatro jogadores, a Premier League de Inglaterra conta com três lugares, a La Liga espanhola contabiliza dois e a Major League Soccer dos EUA tem um.

Quem são os futebolistas mais bem pagos do mundo?

Sem surpresas, o português Cristiano Ronaldo lidera a lista pelo sexto ano consecutivo. Dados recolhidos pela Forbes mostram que o capitão da seleção das quinas deve ganhar 220 milhões de dólares (203,2 milhões de euros) dentro de campo só nesta época, onde deverão estar incluídos incentivos financeiros de acordos comerciais e salários enquanto jogador.

No total, acredita-se que o camisola 7 ganhe 285 milhões de dólares (263,2 milhões de euros), nos quais estão incluídos 65 milhões de dólares (60 milhões de euros) fora de campo. Este valor significa um novo recorde para o futebolista, que no ano passado tinha ficado nos 260 milhões de euros.

O argentino Lionel Messi ocupa o segundo lugar da classificação geral e é o único jogador em representação da liga americana. A Forbes dá ganhos de 135 milhões de dólares (124,7 milhões de euros) a Messi, sendo que 75 milhões de dólares (69,3 milhões de euros) dizem respeito a ganhos fora de campo, o melhor valor em toda a lista por conta dos acordos publicitários.

Aos 32 anos de idade, Neymar, atual jogador do Al Hilal, está na terceira posição da lista. O brasileiro soma um salário de 110 milhões de dólares, com o seu valor dentro de campo a chegar aos 80 milhões de dólares e fora de campo aos 30 milhões de dólares.

O quarto lugar pertence a Karim Benzema, jogador do Al Ittihad. Natural de França, Benzema soma um salário de 104 milhões de dólares, com 100 milhões de dólares a corresponder ao seu valor dentro das quatro linhas.

Kylian Mbappé, atualmente jogador do Real Madrid, contabiliza um salário de 90 milhões de dólares aos 25 anos de idade. O francês conta com um valor de 70 milhões de dólares do seu trabalho de dentro do campo e 20 milhões de dólares fora de campo.

O norueguês Erling Haaland soma 60 milhões de dólares de salário. Aos 24 anos, Haaland coloca-se na sexta posição do ranking da Forbes, estando a receber 46 milhões de dólares pelo seu trabalho no Manchester City e 14 milhões de dólares fora de campo.

O brasileiro Vinicius Jr. recebe 40 milhões de dólares pelo seu contrato com o Real Madrid, sendo que o seu valor fora das quatro linhas ascende a 15 milhões de dólares. No total, o brasileiro de 24 anos soma um salário milionário de 55 milhões de dólares.

O internacional egípcio Mohamed Salah soma um salário de 53 milhões de dólares. Atualmente a alinhar pelo Liverpool, Salah recebe 35 milhões de dólares pelos The Reds e 18 milhões de dólares fora de campo.

O senegalês Sadio Mané contabiliza um salário de 52 milhões de dólares. Aos 32 anos e a alinhar pelo Al Nassr, o colega de Ronaldo ganha 48 milhões de dólares pelo seu contrato com os sauditas e quatro milhões pelo seu desempenho fora de campo.

Em último lugar nesta lista de milionário está Kevin De Bruyne. O belga alinha pelos azuis do Manchester City e conta com um ordenado de 39 milhões de dólares, com 35 milhões de dólares a representar a camisola dos Sky Blues e quatro milhões fora das linhas.

Ligas europeias sofrem com falta de gastos da Arábia

Os sauditas tiveram de colocar um travão às contratações de futebolistas deste ano, depois de no ano passado serem os disruptivos no futebol com as suas aquisições. “Em 2023, havia a Saudi Pro League, que contribuía para a Premier League de duas formas: pagava as taxas de transferência e retirava da folha de salários jogadores que eram muito caros. Como a Arábia Saudita não está a gastar tanto dinheiro, a Premier League sofre”, explica Kieran Maguire, professor de finanças do futebol na Universidade de Liverpool à Forbes.

Mostra disso é o facto das despesas com transferências da Premier League terem caído para 2,5 mil milhões de dólares (2,31 mil milhões de euros) só durante este verão, em comparação com o recorde de três mil milhões de dólares (2,77 mil milhões de euros) do mesmo período no ano passado.

A Bundesliga alemã e a liga francesa também registaram quebras significativas em relação ao ano anterior.

Juntos, os 10 futebolistas mais bem pagos do mundo devem ganhar 983 milhões de dólares (907,9 milhões de euros) só nesta temporada, um recorde para o ranking, mas um ligeiro aumento de 2% em relação ao ano passado.

Ler artigo completo