De Rossi vs Tudor: quem leva a melhor no primeiro Derby della Capitale?

6 meses atrás 73

Pelas 18 horas deste sábado (17h00 em Portugal Continental), a cidade de Roma vai parar para acompanhar o histórico Derby della Capitale. Roma e Lazio, cidade contra a província, vão medir forças num duelo de contornos especiais, mas com especial destaque para uma das grandes figuras dos giallorossi: Daniele De Rossi irá comandar o seu clube do coração pela primeira vez num dérbi. Uma caraterística também inerente a Igor Tudor, técnico laziale...

A fotografia que ilustra esta peça remonta a 2 de março de 2019, altura em que De Rossi disputou o seu último jogo frente à Lazio com as vestes da Roma. O encontro contou com a presença de diversos jogadores que ainda se mantém em ambos os clubes (por exemplo, Luis Alberto, seu companheiro na foto), foi um dos 34 Derby della Capitale em que o agora treinador dos lupi participou enquanto atleta: venceu 16, empatou sete e perdeu 11.

Para além da entrega em campo, característica que lhe foi sobejamente reconhecida, De Rossi contribuiu com dois golos em dois jogos, o primeiro em 2009 e o segundo e último em 2017.

Na sua antevisão à partida, o técnico da Roma revelou o desejo de vingança que paira sob o plantel, já que a Roma não vence a Lazio há quatro jogos, nos quais não marcou qualquer golo: «Não temos um passado recente positivo, zero golos nos últimos derbys. Há um desejo de vingança que temos de alimentar, mas não em demasia. Temos de nos preparar de todas as formas, sabendo que não é um jogo normal. Os rapazes estão a preparar-se bem, mantêm-se calmos e a trabalhar muito. Procuramos um equilíbrio, não queremos entusiasmar-nos em demasia, para não desperdiçarmos a nossa energia demasiado cedo.»

Do lado biancocelesti, há também um treinador habituado a estes grandes duelos. Falamos de Igor Tudor, que enquanto jogador fez parte do plantel da Juventus entre as épocas 98/99 e 06/07, partilhando balneário com figuras de renome como Zinédine Zidane, Gianluigi Buffon, Pavel Nedved, Del Piero, David Trezeguet, Edgar Davids, entre outras tantas.

Chegou ao comando técnico da Lazio no final do mês passado, disputando apenas dois jogos, ambos precisamente contra a Vecchia Signora. A sua mais recente passagem por Itália foi no Hellas Verona, equipa pela qual se estreou com uma vitória... frente à Roma, de José Mourinho.

Em conferência de imprensa, o treinador croata também reconheceu a evidente importância da partida, esperando que a sua equipa mostre a qualidade necessária para proporcionar um bom espetáculo.

«O dérbi deve ser experienciado com uma energia que o diferencia dos restantes jogos. Iremos defrontar uma Roma bastante interessante, diferente da anterior. Há qualidade no seu jogo, o De Rossi fez um bom trabalho. Será bastante difícil. Espero um bom espetáculo, com ambas as equipas a quererem ter a posse de bola. Espero que as pessoas venham, divirtam-se e que nós vençamos a partida», referiu.

Ler artigo completo