Decisivo: Lewandowski saca hat-trick da cartola e garante três pontos ao Barça

5 meses atrás 109

Num jogo repleto de emoção, o FC Barcelona levou a melhor diante do Valência (4-2), com Robert Lewandowski a ser verdadeiramente decisivo. No lado da turma da casa, João Cancelo foi titular e João Félix entrou na segunda metade do confronto. Já na outra face da moeda, André Almeida e Thierry Correia integraram as opções iniciais, com o lateral luso a assumir a braçadeira de capitão.

Os blaugrana entraram fortes no encontro, procurando chegar rapidamente ao tento inaugural. O esforço acabou por ser recompensado aos 20'. Raphinha desferiu um cruzamento milimétrico pelo corredor esquerdo, que Fermín López deu a melhor sequência. O médio soltou-se da marcação e cabeceou com muita precisão.

No entanto, os comandados de Rubén Baraja não atiraram a toalha ao chão, chegando à igualdade fruto de um erro grosseiro. Marc-André ter Stegen procurou fazer um chapéu sobre Hugo Duro, mas o gesto técnico não correu como esperado. O ponta-de-lança mostrou-se agradado com a oferta, colocando posteriormente o esférico no fundo das redes.

A cambalhota no marcador viria aos 38', depois de uma abordagem pouco efetiva de Ronald Araújo. O central rasteirou Peter Federico dentro da área e Pepelu, na marca dos onze metros, não se fez rogado, batendo o guardião alemão. Uma noite pouco feliz para o guarda-redes, numa noite em que se tornou o segundo estrangeiro com mais jogos pelo clube (409), ultrapassando Dani Alves numa lista encabeçada por Lionel Messi.

Num jogo repleto de incidentes, uma nova falha acabaria por alterar o rumo dos acontecimentos. Nos descontos para o apito de descanso, Mamardashvili tocou com a mão na bola fora da zona permitida, sendo admoestado com a cartolina vermelha. A segunda parte ficaria marcada pelo show de um tal... Robert Lewandowski.

Na sequência de um canto cobrado por Ilkay Gundogan, o avançado polaco apareceu de rompante ao primeiro poste, cabeceando cruzado, numa finalização verdadeiramente sublime. Aos 82', depois da avalanche ofensiva imposta pela turma catalã, o jogador de 35 anos voltou a fazer o gosto ao pé.

Após um novo canto, Ronald Araújo antecipou-se a Jaume Domènech, com o suspeito do costume a aparecer, posteriormente, no sítio certo à hora certa. Mais um golpe certeiro de cabeça. O último número do espetáculo do respetivo goleador ocorreu já no cair do pano, através de um livre direto cobrado na perfeição. Um momento de pura genialidade.

Ler artigo completo