Democratas elogiam Biden e agradecem decisão de se retirar das eleições

2 meses atrás 46

Vários democratas de topo salientaram a decisão, elogiando o patriotismo de Biden e o seu legado enquanto presidente e político democrata. No entanto, Obama não manifestou o seu apoio explícito a Kamala Harris, ao contrário, por exemplo, dos Clinton.

As reações à desistência de Joe Biden da corrida à Casa Branca não se fizeram tardar e, do lado democrata, o tom geral era de agradecimento e enaltecimento pelo trabalho como presidente. Vários pesos pesados do partido fizeram questão de agradecer publicamente a Biden pela difícil decisão de se afastar, destacando o seu altruísmo numa altura em que a concorrência ganhava pontos.

As preocupações com a capacidade de Biden de liderar o país durante mais quatro anos eram grandes e as notícias de conversas internas no Partido Democrata sobre a possibilidade de o político de 81 anos abandonar a corrida não eram novas. Não surpreende, portanto, que muitas das figuras democratas mais relevantes tenham agradecido prontamente a decisão, a começar pelos anteriores presidentes.

Os Clinton foram dos primeiros a reagir, emitindo um comunicado na rede social X a elogiar o trabalho do presidente e a vitória sobre Trump. O antigo presidente e a candidata vencida por Trump em 2016 aproveitaram ainda para manifestar o seu apoio a Kamala Harris, pedindo aos norte-americanos democratas que “lutem com tudo o que têm para a elegermos”.

Já Barack Obama, o mais recente presidente democrata antes de Biden, também agradeceu ao anterior colega de campanha, mas não explicitou o seu apoio a Kamala. Falando em “águas não antes navegadas”, o 44º presidente diz-se confiante “que os líderes do partido conseguirão criar um processo do qual emerja um candidato formidável”, gerando algumas dúvidas quanto ao possível apoio a Harris.

Antes, uma das primeiras reações havia surgido de Nancy Pelosi, a antiga líder dos Representantes democratas. Pelosi, que também terá sido das figuras de topo do partido que mais pressão terá feito para que Biden abandonasse a corrida, falou em “grandeza e bondade” de Biden na hora de se colocar de lado da corrida presidencial, enquanto o líder do Senado, Chuck Schumer, elogiou “um grande patriota e um grande americano”.

A maioria das delegações estatais do partido também aproveitou para agradecer ao 46º presidente, sublinhando que foi capaz de unir o país após um período conturbado liderado pela retórica divisiva de Trump.

Na mesma linha, congressistas como Adam B. Schiff ou Joe Manchin, que haviam manifestado preocupação com a candidatura, elogiaram a decisão e o legado que deixa Biden.

Ler artigo completo