Democratas têm um plano caso Trump declare vitória eleitoral prematuramente

2 horas atrás 30

O candidato republicano disse aos jornalistas esta semana que esperava poder declarar vitória no dia da eleição, embora especialistas eleitorais tenham alertado que pode levar vários dias para que o resultado final seja conhecido, especialmente se houver pedidos por recontagens de votos em algumas áreas-chave.

Os democratas estão preparando uma resposta rápida para inundar as redes sociais e rádio com apelos por calma e paciência na contagem de votos, caso Donald Trump tente reivindicar a vitória eleitoral prematuramente, como fez em 2020, disseram autoridades da campanha e do partido de Harris à “Reuters”.

O candidato republicano disse aos jornalistas esta semana que esperava poder declarar vitória no dia da eleição, embora especialistas eleitorais tenham alertado que pode levar vários dias para que o resultado final seja conhecido, especialmente se houver pedidos por recontagens de votos em algumas áreas-chave. Trump está travado numa corrida acirrada com a rival democrata Kamala Harris.

Os vencedores das eleições nos EUA são normalmente declarados pelos principais meios de comunicação que analisam as contagens de votos fornecidas pelas autoridades eleitorais. Embora os candidatos às vezes declarem vitória antes que essas chamadas sejam feitas, é incomum fazê-lo antes que o vencedor seja pelo menos indiscutivelmente aparente.

“Infelizmente, estamos prontos se Trump fizer isso e, se soubermos que está realmente a manipular a imprensa e tentar manipular o consenso do povo americano… estamos preparados para responder”, disse Harris numa entrevista.

Por sua vez, uma alta autoridade do Comité Nacional Democrata disse que “assim que Trump declarar falsamente vitória, estaremos prontos para aparecer na TV, contar a verdade e explorar uma ampla rede de pessoas que podem usar sua influência para reagir”.

Ler artigo completo