Deputado turco morre após sofrer ataque cardíaco no parlamento

9 meses atrás 96

Hasan Bitmez, um deputado turco da oposição, morreu, esta quinta-feira, dois dias após ter sofrido um ataque cardíaco durante um discurso no parlamento da Turquia.

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, o deputado do partido da oposição Felicity (Saadet) morreu no Hospital da Cidade de Ancara.

"O seu coração deixou de bater, foi reanimado no parlamento e transferido em 20 minutos para o hospital", adiantou o ministro, acrescentando que as máquinas o mantiveram vivo.

Hasan Bitmez, de 54 anos, sofreu um ataque cardíaco durante um discurso em que criticava a política do governo turco em relação a Israel, nomeadamente o facto de o partido AK, do presidente Recep Tayyip Erdogan, ainda permitir o comércio entre a Turquia e Israel, apesar da guerra em Gaza e das críticas aos bombardeamentos israelitas. 

"Permitem que os navios vão para Israel e chamam-lhe descaradamente comércio. São cúmplices de Israel", acusou. "Têm o sangue dos palestinianos nas vossas mãos, são colaboradores. Contribuem para todas as bombas que Israel lança sobre Gaza", acrescentou.

Turkish MP Hasan Bitmez, got heart attack during his speech, died in the hospital later. pic.twitter.com/mKI9zJjqn8

— Aqssss (@AqssssFajr) December 14, 2023

No final do discurso, que foi transmitido em direto no canal do oficial do parlamento turco, Bitmez caiu inanimado no chão. Nas imagens, é possível ver os deputados a correrem dos seus lugares para o ajudar.

O deputado era casado e tinha um filho.

Leia Também: Filho do presidente da Somália procurado por homicídio na Turquia

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo