Descobrimos uma equipa com registo superior à de Jesus: recorde em causa?

6 meses atrás 62

O triunfo diante do Al-Ittihad Jeddah (0-2) colocou o Al Hilal e Jorge Jesus no Caminho do Nunca Antes Feito. A formação de Riade alcançou as 28 vitórias consecutivas, ultrapassando o The New Saints como a equipa com mais triunfos seguidos na história do futebol mundial... só que não.

Segundo a base de dados do zerozero, uma equipa do Turquemenistão regista atualmente um ciclo vitorioso ainda mais rico e que coloca em causa a marca registada no conceituado Guiness World Records, mundialmente célebre por registar recordes individuais e coletivos. Caros leitores, conheçam o FK Arkadag.

Arkadag: quando o futebol se une com o autoritarismo

Quando falamos de contextos remotos, especialmente no mundo futebolístico, o continente asiático é uma caixinha de surpresas. São imensos os campeonatos nacionais que escapam ao olhar atento e escrutínio europeu, acostumado a princípios culturais distintos.

O Arkadag tem uma história bastante peculiar, sendo a resposta a esta pergunta: 'E se um responsável político decidisse criar um clube?'. Gurbanguly Berdymukhamedov, ex-presidente do Turquemenistão, foi o homem por detrás da obra, após ter entregado as rédeas do Estado ao seu filho, Serdar Berdymukhanedov. 

O nome do emblema significa 'Herói Protetor' e corresponde ao apelido atribuído ao antigo governador pelo povo, bem como o nome da cidade inteligente fundada pelo próprio, num dos seus principais legados.

Antes do início da temporada de 2023, que iria marcar a estreia da equipa numa competição oficial, os white horses foram atrás dos melhores jogadores do país, adquirindo Arslanmyrat Amanov, capitão da seleção, entre outros atletas de calibre superlativo para a modesta realidade.

«Esta é basicamente a seleção do Turquemenistão a jogar numa competição local. Eles estão a ganhar tudo. Não é nenhuma surpresa, uma vez que têm o apoio da administração. Infelizmente, é uma situação normal lá», referiu Alisher Nikimbaev, ex-treinador da seleção do Uzbequistão, em declarações ao Al Jazeera.

Com o autointitulado Presidencialismo, semelhante ao da Coreia do Norte, o autoritarismo sobrepõe-se à democracia e o regime é unipartidário. Como tal, a liberdade para as diferentes vontades dos representantes está num pedestal próprio, acima das próprias vontades dos adeptos da modalidade.

É então importante realçar algumas regras que tornaram o terreno de jogo desequilibrado: o período temporal da janela de transferências foi ampliado, de forma a que o Arkadag conseguisse concretizar todas as contratações que desejasse; decisões controversas das equipas de arbitragem também têm sido uma constante, colocando em causa a verdade desportiva.

Assim, gerou-se naturalmente uma acrescida insatisfação, mesmo que seja escondida: «Publicamente não há objeções, pois as pessoas aqui estão acostumadas a viver sob uma ditadura e a não dizer o que pensam», referiu, ainda, ao portal árabe o antigo selecionador uzbeque.

31 vitórias consecutivas... e a contar

Este fenómeno peculiar originou uma senda triunfante sem igual: desde o primeiro embate oficial do Arkadag, em abril de 2023, nos 31 encontros realizados, contabilizam-se... 31 triunfos (!). Os surreais 111 golos apontados e 20 sofridos já valeram, obviamente, a conquista da Yokari Liga, bem como a Taça do Turquemenistão.

Paira, então, uma nova dúvida: 'Porque é que a marca singular do clube turquemenistanês não está registada no Guiness?'. Possivelmente, a resposta a esta questão pode estar associada à política de candidaturas da respetiva entidade.

«O Guinness World Records é uma organização apolítica, determinada a proteger a integridade dos nossos registos, permanecendo politicamente neutra. Portanto, não aceitamos pedidos que consideramos estarem associados a motivações políticas. Temos o direito de rejeitar ou cancelar um pedido de participação, caso consideremos que este promove uma agenda política», pode ler-se no respetivo site.

[Nota: o zerozero está a tentar esclarecer a dúvida com a respetiva instituição, mas ainda não obteve resposta.]

Ler artigo completo