A taxa estabilizou em dezembro, tanto na zona da moeda única como na UE. Em termos homólogos, porém, registaram-se descidas em ambas as regiões.
A taxa de desemprego na zona euro foi de 6,4% em dezembro, o que representa estabilidade face ao valor observado em novembro e um decréscimo de 0,3 pontos percentuais (p.p.) em termos homólogos (6,7% em dezembro de 2022).
De acordo com as estimativas divulgadas pelo Eurostat, a tendência estende-se à UE, na qual o desemprego estabilizou no mês em análise, em comparação com novembro, nos 5,9%. Ao mesmo tempo, deu-se em dezembro do último ano uma queda face ao último mês do ano precedente (quando a taxa foi de 6,1%).
Em termos absolutos, o desemprego deverá ter atingido 10,909 milhões de pessoas na zona euro, um número que ascende para 12,936 milhões se analisados todos os Estados-membros da UE.
Portugal correspondeu à tendência de estabilidade em cadeia, com o desemprego a manter-se em 6,6%, como registado em novembro. Os dados de dezembro apontam para 347 mil pessoas desempregadas (348 mil no mês precedente).
Desemprego jovem aproxima-se dos 15% na UE mas recua na zona euro
Olhando à população jovem (abaixo dos 25 anos), a taxa de desemprego foi de 14,4% na zona euro e 14,7% na UE, em números que correspondem a uma descida e uma subida, respetivamente, em cadeia (ambas as regiões registaram 14,5% em novembro).