Desertos são ideais para obter energia solar, certo? Por que não os enchemos de painéis?

10 meses atrás 183

Os maiores desertos do mundo poderiam ser os lugares ideias para recolher a energia do sol, pela sua larga exposição. Contudo, como sabemos, não existe ponta de painel solar em nenhum deles. Sabe porquê?

Deserto com painéis solares

Em algum momento já se deve ter perguntado a razão pela qual não existe qualquer método de recolha de energia solar nos grandes desertos do mundo. À partida, lugares como o Saara, o Gobi, e o Kalahari assegurariam o ambiente perfeito, pois a luz solar é, efetivamente, abundante.

Em primeiro lugar, de acordo com o físico Gehrard Knies, os desertos de todo o mundo recebem mais energia solar em apenas seis horas (173.000 terawatts) do que aquela que os seres humanos consomem num ano inteiro.

Deserto do Saara

Depois, são áreas onde a precipitação é quase nula, onde a terra é desobstruída e relativamente plana, onde não se vê grandes nuvens e onde a vida selvagem e humana também não abunda.

Sendo a energia solar uma das fontes renováveis mais limpas de que dispomos e sendo os desertos capazes de assegurar energia para muitas vezes mais a procura mundial, é estranho que não os tenhamos transformado em verdadeiras centrais solares, cobrindo-os de painéis...

Parte da energia captada pelos painéis solares é devolvida ao ambiente. Nos desertos não funciona...

Teoricamente, transformar desertos, como o Saara, em explorações solares acabaria por ter efeitos adversos no clima global. Conforme se lê no El Confidencial, embora as superfícies dos painéis solares absorvam a maior parte da luz solar que recebem, só cerca de 15% dessa energia é convertida em eletricidade. O resto é devolvido ao ambiente sob a forma de calor.

Deserto de Gobi

Ora, se enchêssemos os desertos de painéis solares, iríamos promover uma dose extra de calor, contribuindo ainda mais para o aquecimento. Afinal, uma vez que os desertos cobrem áreas muito grandes, o calor devolvido ia ser excessivo e teria, certamente, impacto regional e global sobre clima.

Mesmo que houvesse uma forma de superar este problema, seria altamente complexo gerir, logisticamente, o armazenamento e o transporte da quantidade de energia que seria gerada em áreas tão remotas quanto os desertos.

Ler artigo completo