Deslizamentos de terras na Índia fazem pelo menos 44 mortos

2 meses atrás 44

30 jul, 2024 - 11:03 • Reuters

Há ainda muitas pessoas desaparecidas. Quase 350 famílias viviam na região afetada, a maioria plantações de chá e cardamomo.

Pelo menos 44 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas depois de vários deslizamentos de terra em plantações de chá e do desabamento de uma ponte no estado de Kerala, na Índia, na sequência de chuvas intensas.

As imagens televisivas mostraram equipas de socorro a abrir caminho por entre as rochas e árvores arrancadas enquanto a água lamacenta jorrava, com muitas casas destruídas. Um homem foi visto a lutar para se libertar depois de ter ficado preso na lama à altura do peito durante horas, uma vez que as equipas de resgate não conseguiram alcançá-lo, apesar dos vários esforços.

Já passava da meia-noite quando ocorreu o incidente e os trabalhadores e as famílias dormiam no distrito de Wayanad, em Kerala, um estado conhecido por ser um dos destinos turísticos mais populares da Índia. É o pior desastre lá desde 2018, quando fortes inundações mataram quase 400 pessoas.

Índia. Organizador de evento religioso que fez 121 mortos entrega-se à polícia

O ministro do Estado de Kerala, MB Rajesh, disse à agência de notícias ANI que pelo menos 44 pessoas morreram e 250 foram transferidas para abrigos temporários, mas os esforços de resgate foram prejudicados devido ao colapso de uma ponte. Estava prevista mais chuva ao longo do dia.

"Tememos que a gravidade desta tragédia seja muito maior. As operações de resgate estão a ser realizadas por várias agências em pé de guerra", disse Rajesh.

Quase 350 famílias viviam na região afetada, a maioria plantações de chá e cardamomo, disse à Reuters uma fonte local.

Os engenheiros do Exército foram convocados para ajudar a construir uma ponte alternativa depois de aquela que ligava a área afetada à cidade mais próxima de Chooralmala ter sido destruída, disse o gabinete do ministro-chefe de Kerala em comunicado.

❗Eight Killed, Hundreds Trapped By Massive Landslides In Kerala

Torrential rains led to the disastrous events in Wayanad district, early Tuesday, with rescue efforts hampered by damaged roads and bridges.

Helicopters are being used to ferry emergency crews into the hilly area,… pic.twitter.com/FZTlLoQOrU

— RT_India (@RT_India_news) July 30, 2024

Rashid Padikkalparamban, um residente envolvido nos esforços de socorro, disse que houve pelo menos três deslizamentos de terra na área a partir de cerca da meia-noite, que destruíram a ponte que liga as propriedades Mundakkai a Chooralmala.

“Muitas pessoas que trabalhavam nas propriedades e permaneciam em tendas improvisadas no interior estão presas ou desaparecidas”, disse.

As operações de resgate foram dificultadas porque a área não era acessível por estrada devido ao colapso da ponte, disse à Reuters Mohsen Shahedi, um alto funcionário da Força Nacional de Resposta a Desastres.

Pelo menos 107 mortos em debandada durante reunião hindu na Índia

Destaques V+

Ler artigo completo