Desportivo a hidrogénio da Alpine já rolou em pista

4 meses atrás 89

Por enquanto é um protótipo, mas o Alpine Alpenglow Hy4 já rolou na pista belga de Spa-Francorchamps com um motor de combustão a hidrogénio.

Apresentado inicialmente no Salão de Paris de 2022, o Alpine Alpenglow antevê um desportivo a hidrogénio. O desenvolvimento não parou desde então e o protótipo fez a sua estreia em pista no último fim de semana.

Aproveitando as 6 Horas de Spa-Francorchamps do campeonato WEC, o Alpine Alpenglow Hy4 — “Hy” de hidrogénio e “4” de quatro cilindros — efetuou algumas voltas de demonstração no traçado belga. No entanto, ainda sem o seu motor definitivo.

Por enquanto, o protótipo conta com um motor de combustão a hidrogénio, com quatro cilindros, 2,0 l e sobrealimentado, com 340 cv de potência.

No entanto, a sua próxima evolução — que será revelada ainda antes do final deste ano — estará equipada com um maior e mais potente motor V6. Trata-se de uma motorização desenvolvida totalmente pela Alpine, e terá como «missão» de funcionar apenas a hidrogénio.

Depois das 6 Horas de Spa-Francorchamps, o Alpine Alpenglow Hy4 segue para a próxima edição das 24 Horas de Le Mans, que se realizam nos dias 14 e 15 de junho.

Durante este evento, o protótipo da marca francesa vai continuar a provar que já é um protótipo rolante, através de algumas voltas de demonstração no traçado de La Sarthe.

Visual do Alpenglow revela futuro

No habitáculo do Alpine Alpenglow Hy4 estão dois assentos de competição e um volante com um visual a condizer. É a própria Alpine a anunciar que o Alpenglow já “revela muitos indícios das futuras evoluções estilísticas da marca”.

Na revelação das primeiras imagens deste protótipo, em outubro de 2022, a Alpine revelou também a origem do novo Alpenglow. Esta designação refere-se a um fenómeno luminoso visível nas montanhas dos Alpes, imediatamente antes do nascer do sol e logo a seguir ao pôr do sol. Segundo a marca, foi uma escolha que também “simboliza perfeitamente o amanhecer de um novo mundo.”

Ler artigo completo