Detido em Sevilha ativista do Daesh que doutrinava através das redes

8 meses atrás 131

A Guardia Civil espanhola deteve um homem em La Rinconada, Sevilha, que será um ativista do movimento terrorista Daesh, e que difundiria propaganda jihadista nas redes sociais.

Segundo o diário ABC, que cita comunicado das autoridades, o homem utilizava plataformas de envio de mensagens instantâneas encriptadas para enviar propaganda relacionada à jihad.

O homem, de 49 anos e com nacionalidade argelina, foi detido na terça-feira. A notícia só foi tornada pública esta sexta-feira, no entanto, porque foi o dia em que passou a estar sob disposição judicial, ordenando a Audiência Nacional espanhola o seu ingresso numa prisão local.

É acusado de criar várias contas nas redes sociais, participar em grupos e canais de divulgação de conteúdos jihadistas e, neles, manter contacto com entidades oficiais do Daesh, bem como com simpatizantes. Através dessas contas, enviaria milhares de ficheiros que enalteciam atentados e ações do grupo, defendendo-as.

Ao que indica o ABC, o homem dedicava-se à edição de vídeos que promovem conteúdos jihadistas, utilizando ferramentas informáticas para ultrapassar protocolos de segurança e controlo das redes sociais.

"O papel de pessoas como o detido é fundamental para a continuidade e manutenção desta ameaça, tendo grande reconhecimento interno dentro dos grupos terroristas jihadistas. Estas tarefas de propaganda com recurso às novas tecnologias são equiparadas pelos grupos terroristas àqueles que participam em combates ou realizam ataques", explicou a Guardia Civil.

A operação contou também com o apoio da Europol

Leia Também: Professor detido em Madrid ao ser apanhado a recrutar alunos para o Daesh

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo