Detonada bomba da II Guerra Mundial encontrada em jardim no Reino Unido

6 meses atrás 70

Através das redes sociais, o Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou a conclusão da operação com sucesso, naquela que foi uma das maiores intervenções do género em cerca de 70 anos.

A bomba, com 500 quilogramas, foi encontrada na cidade de Plymouth e transportada por camião até ao cais de Torpoint Ferry, de onde foi levada para ser detonada no mar, refere hoje a agência noticiosa Efe.

O cordão de segurança de 300 metros ao redor da bomba durante o seu transporte afetou mais de 10.000 pessoas e 1.200 propriedades.

De acordo com o Ministério da Defesa, a bomba SC-500, que tinha sido lançada do ar pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), representava um "risco significativo para a segurança pública".

O responsável pela pasta da Defesa, Grant Shapps, felicitou o Exército pela operação, que considerou "um testemunho da habilidade e da coragem com que as Forças Armadas servem quando confrontadas com grandes riscos".

Thank you to all those personnel who’ve worked day & night to keep people safe and remove from harm’s way the unexploded bomb found in Plymouth.

The success of this operation is a testament to the skill and fortitude with which our Armed Forces serve when faced with high risks. pic.twitter.com/GqzUflH8rC

— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) February 23, 2024

A polícia dos condados de Devon e Cornwall, no sudoeste de Inglaterra, foi alertada na terça-feira para a descoberta do engenho explosivo no jardim de uma casa no subúrbio de Keyham, em Plymouth.

Entre 1940 e 1941, a Alemanha nazi conduziu uma intensa campanha de bombardeamentos -- conhecida como 'blitz' -- contra várias cidades britânicas, incluindo Plymouth, Londres, Birmingham, Bristol ou Southampton.

Leia Também: Ameaça de bomba deixada em nota na casa de banho de avião. Era uma farsa

Ler artigo completo