Dez convicções do EFG Bank para o mercado em 2024

10 meses atrás 83

O EFG Bank anunciou as suas dez principais convicções para 2024. Na opinião do banco suíço a economia mundial está a caminho de uma aterragem suave. “Vemos oportunidades interessantes nos mercados obrigacionistas para 2024” e nas small caps.

O EFG Bank anunciou as suas dez principais convicções para 2024. Na opinião do banco suíço, a economia mundial está a caminho de uma aterragem suave. “O nosso cenário mais provável é o de uma aterragem suave para a economia mundial em 2024. É provável um crescimento económico global de cerca de 2,5% a 3%, com as economias emergentes e em desenvolvimento a crescerem mais rapidamente do que as economias avançadas”.

A banco aposta em ganhos de produtividade. “A produtividade dos EUA poderá beneficiar de um renascimento da produtividade impulsionado pela tecnologia em 2024”.

A IA poderá aumentar a produtividade do trabalho, o que, na opinião do banco, combinado com o crescimento demográfico, conduziria à manutenção de um crescimento do PIB de cerca de 2% ao ano nos EUA.

O EFG fala ainda na “fragilidade orçamental”. Os governos de todo o mundo estão sobrecarregados com grandes défices orçamentais e elevados níveis de dívida. Trata-se de um problema que afecta sobretudo os EUA, onde existe um desequilíbrio estrutural entre as receitas e as despesas, que  se manterá em 2024″.

Depois fala da turbulência política. “Mais de metade da população mundial vive em países que realizarão eleições nacionais em 2024. As eleições nos EUA – com a possibilidade de Donald Trump regressar à Casa Branca – atrairão a maior parte das atenções e terão provavelmente as consequências mais profundas.

“A demografia é o futuro”, defendem os economistas do EFG. “Tem-se dito frequentemente que a demografia marca o destino. Para qualquer economia, a dimensão da sua população, a sua distribuição etária e o número de pessoas que trabalham são factores determinantes do do progresso económico e das forças deflacionistas”, refere o banco.

Os remédios para a perda de peso (como o Ozempic) e bens de consumo básicos são fortes tendências para 2024. “A popularidade dos medicamentos para perda de peso poderá aumentar em 2024” vaticina o EFG Bank. “Este mercado tem enorme potencial, mas o seu impacto no sector dos bens de consumo corrente tem sido exagerado”, refere a análise.

Transição para energias limpas é um tema incontornável para 2024. “A transição dos combustíveis fósseis para as energias limpas continua a ser da maior importância, mas os progressos estagnaram em 2023. Prevemos que recupere o ímpeto perdido em 2024”, refere o banco suíço.

A recuperação das moedas subvalorizadas, é outra das previsões para o próximo ano.

“A longa tendência ascendente da valorização do dólar americano nos seus índices de taxas de câmbio nominais e reais chegou ao fim em finais de 2022. Prevemos que esperamos que as moedas subvalorizadas, nomeadamente o iene, recuperem em 2024”, diz o EFG.

Os economistas do EFG Bank veem oportunidades no investimento em obrigações. “Vemos oportunidades interessantes nos mercados obrigacionistas para 2024. Obrigações com maturidades de três a cinco anos em dívida pública e empresarial com grau de investimento, obrigações indexadas à inflação e obrigações convertíveis selecionadas”, referem.

Por fim defendem dar privilégio a ações de pequena capitalização. “Historicamente, as ações de pequena capitalização tendem a produzir rendimentos mais elevados”, esta tendência, na opinião do banco, é suscetível de se reafirmar em 2024.

Ler artigo completo