Dez mortos na RDCongo devido a deslizamento de terras

4 meses atrás 40

"Foi uma chuva forte que causou enormes danos materiais e humanos, infelizmente", ao provocar um deslizamento de terras, disse à EFE Amina Matadi, porta-voz da sociedade civil da cidade de Matadi, capital da província de Kongo-Central, onde ocorreu o desastre.

"Seis pessoas da mesma família perderam a vida na madrugada de segunda-feira. Trata-se de um pai, filhos e outros membros da família. Apenas a mãe e um bebé sobreviveram", acrescentou.

As restantes quatro vítimas mortais pertencem a uma família vizinha, detalhou Amina Matadi, que referiu que várias casas foram destruídas e algumas estradas foram cortadas.

As mortes de hoje juntam-se às 100 registadas desde 11 de dezembro em consequência de inundações e chuvas torrenciais que, juntamente com a construção descontrolada de casas em locais inadequados, causaram graves danos humanos e materiais em diferentes partes do país.

Uma das áreas mais afetadas foi Bukavu, capital da província de Kivu do Sul, leste do país, uma região onde as fortes chuvas sazonais destruíram infraestruturas como casas e pontes e mataram 36 pessoas em diferentes incidentes.

Também no território de Mwenga, na mesma província e a cerca de 120 quilómetros de Bukavu, pelo menos 42 pessoas morreram em consequência de deslizamentos de terras e desmoronamento de encostas.

Do mesmo modo, em Kananga, capital da província de Kasai Central, no centro do país, 22 pessoas morreram devido ao transbordamento dos rios Tshinsambi e Tshibashi, que provocou a inundação de zonas residenciais.

Leia Também: Presidente angolano felicita Tshisekedi pela reeleição no RDCongo

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo