Dezenas de italianos fazem saudação fascista em homenagem a Mussolini

2 semanas atrás 29

Dezenas de pessoas homenagearam, este domingo, o ditador italiano Benito Mussolini, no dia que marca o 79.º aniversário da sua execução no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), os presentes na cerimónia levantaram os braços em saudação fascista e gritaram um cântico fascista, enquanto, vestidos de preto, desfilaram pelas cidades do norte de Itália.

O ditador italiano, recorde-se, foi fuzilado a 28 de abril de 1945 por um pelotão da resistência italiana, em Dongo, nas margens do Lago Como, depois de ter sido capturado no momento em que tentava refugiar-se na Suíça na companhia da amante, Clara Petacci. 

Quase 80 anos depois, um grupo de neofascistas marchou por Dongo e colocou 15 rosas no lago em memória dos ministros e funcionários do governo de Mussolini que foram ali mortos. 

Sublinhe-se que o aniversário da execução de Mussolini ocorreu no mesmo dia em que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, marcou presença numa conferência dos Irmãos de Itália, partido de extrema-direita que lidera, em Pescara. O partido de Meloni tem as suas raízes no Movimento Social Italiano, fundado em 1946 por um chefe de gabinete do último governo de Mussolini.

Pode ver imagens da homenagem na galeria acima

Leia Também: Em Roma, bunker de Mussolini reabre ao público. Eis o interior

Ler artigo completo