Digi notifica a aquisição do controlo exclusivo da Nowo

1 mes atrás 66

A operadora de telecomunicações Digi já notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da dona da Nowo, a Cabonitel, foi hoje divulgado.

A operadora de telecomunicações Digi já notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da dona da Nowo, a Cabonitel. O anúncio foi esta segunda-feira publicado no site do regulador.

De acordo com a AdC, a Digi notificou a aquisição do controlo exclusivo sobre a Cabonitel, que controla a Nowo, “empresa que oferece serviços de comunicações eletrónicas em Portugal Continental, incluindo comunicações fixas, serviços móveis (enquanto MVNO, utilizando a rede MEO), serviços de Internet fixa, serviços de televisão por subscrição e pacotes de telecomunicações”.

A Cabonitel é a empresa adquirida e é uma empresa de direito nacional, controlada pela Lorca JVco., uma empresa de direito britânico.

A Cabonitel controla a Nowo Communications, empresa que oferece serviços de comunicações eletrónicas em Portugal Continental, incluindo comunicações fixas, serviços móveis (enquanto MVNO – mobile virtual network operator, é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte, utilizando a rede MEO), serviços de Internet fixa, serviços de televisão por subscrição e pacotes de telecomunicações.

A Nowo é detentora de direitos de utilização de um total de 70 MHz de espectro radioelétrico.

A Digi Portugal  faz parte do Grupo Digi, com sede social nos Países Baixos e sede de gestão efetiva na Roménia, ativa no setor das telecomunicações na Roménia, Espanha e Itália, sob a marca “Digi”.

Em Portugal a Digi não tem, à data de Notificação, serviços ativos ou volume de negócios.

A Digi está registada na Anacom para oferecer redes e serviços de comunicações eletrónicas a nível nacional e é detentora de direitos de utilização de um total de 95 MHz de espectro radioelétrico e de rede de fibra ótica em fase de instalação em vários pontos do país.

A operação de concentração consiste na aquisição, pela Digi Portugal, do controlo exclusivo da Cabonitel.

Recorde-se que a 4 de julho passado, a AdC anunciou o ‘chumbo’ da compra da Nowo pela Vodafone Portugal por considerar que esta concentração apresenta “entraves significativos à concorrência” e prejudica os consumidores.

Ler artigo completo