Diplomata do Vaticano vai ao Líbano tentar travar escalada de conflito

3 meses atrás 62

A visita ainda não foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano, mas de acordo com a agência de imprensa da Santa Sé, Fides, Parolin chegará a Beirute no domingo, onde permanecerá até quinta-feira.

A visita do mais alto diplomata do Vaticano inclui encontros com o primeiro-ministro em exercício, Najib Mikati, o presidente da Câmara dos Representantes, Nabih Berri, e líderes da igreja libanesa.

Os meios de comunicação social libaneses relacionaram a visita de Parolin com o momento crítico que o Líbano está a atravessar, apesar de ter uma componente pastoral, segundo a Fides.

O Líbano está sem presidente desde o final de outubro de 2022.

Após o fim do mandato de Michel Aoun, os vetos dos partidos impediram sempre um acordo sobre um candidato ao cargo, que o sistema institucional libanês reserva a um cristão maronita.

A agência do Vaticano recordou a visita recente de um emissário norte-americano a Israel e ao Líbano para tentar evitar uma guerra em grande escala na região.

O Hezbollah, pró-iraniano, tem-se envolvido em trocas de tiros com o exército israelita em apoio do grupo extremista palestiniano Hamas, que está em guerra com Israel.

O conflito em curso, que já provocou dezenas de milhares de mortos, foi desencadeado por um ataque do Hamas no sul de Israel em 07 de outubro de 2023.

Leia Também: "Nenhum local" de Israel será poupado em caso de guerra, diz Hezbollah

Ler artigo completo