Direita radical lidera nos gostos do TikTok

9 meses atrás 83

Plataforma tem utilizadores mais jovens e com menos estudos. Chega é o partido com mais seguidores.

Edgar Nascimento 08:36

O TikTok não é a rede social preferida dos portugueses, mas é aquela onde os conteúdos da direita radical se sobrepõem às restantes áreas políticas.

De acordo com dados do Observatório da Comunicação, citados pela revista Visão, o TikTok é utilizado por 26% dos portugueses e é a rede social com mais jovens, com menores rendimentos e menos estudos (49% têm até ao 9.º ano de escolaridade).

Apesar de o posicionamento político dos utilizadores ser liderado pelo centro (39,1%), seguido da esquerda (21,1%) e só depois pela direita (13,5%), existem 26% que não têm posicionamento político e que, por isso, estão mais vulneráveis ao consumo de mensagens políticas.

Neste campo, a direita radical lidera destacada – André Ventura, líder do Chega, tem 177 mil seguidores, seguindo-se Rita Matias, do mesmo partido (31 800) e só depois surge Carlos Moedas (PSD, com 12 900) e Joana Mortágua (BE, com 10 700).

Os vários perfis ligados aos partidos políticos são também um exemplo da ‘força’ da direita radical no TikTok: o Chega tem 81 mil seguidores, o BE (esquerda radical) tem 23 800.

Saiba Mais Alertas

Ver comentários

Ler artigo completo