Diretor financeiro de Trump condenado a 5 meses de prisão por perjúrio

5 meses atrás 84

Allen Weisselberg, ex-diretor financeiro da Organização Trump, foi condenado esta quarta-feira a cinco meses de prisão após se declarar culpado de duas acusações de perjúrio, no mês passado, no seu depoimento durante o julgamento de fraude civil do ex-presidente Donald Trump.

A sentença correspondeu à recomendação do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg. 

A audiência durou apenas cerca de dois minutos.

O primeiro alegado crime de Weisselberg aconteceu durante um depoimento antes do julgamento ordenado pelo tribunal, que foi prestado sob juramento perante o gabinete do procurador-geral de Nova Iorque; o segundo alegado crime aconteceu no depoimento no julgamento civil em que Trump responde por acusação de fraude, em 10 de outubro de 2023.

O homem trabalhou durante meio século para a família Trump e, em 2022, já se tinha confessado culpado de 15 crimes de fraude fiscal - após um acordo com as autoridades - por gerir um complexo esquema na Organização Trump, após o qual cumpriu pena de cerca de três meses de prisão.

Weisselberg foi uma testemunha importante em três dos quatro processos judiciais contra Trump e pode ser fundamental no julgamento criminal do ex-presidente em Nova Iorque, que começa no final deste mês.

Weisselberg trabalhou primeiro para o pai do ex-presidente, Fred Trump, e depois para Donald desde 1986, ajudando-o a expandir a sua empresa para além da sede em Nova Iorque.

Leia Também: Televisões norte-americanas pedem debates entre Joe Biden e Donald Trump

Ler artigo completo