Discípulo de Mourinho? Ídolo pop? Conheça os heróis da dupla subida do Ipswich

1 semana atrás 39

Ao ter terminado a época no segundo lugar do Championship, o Ipswich Town assegurou, no passado fim de semana, a subida à Premier League! Um muito aguardado regresso à elite - a última presença no principal escalão foi em 2001/02 -, embora o mais impressionante tenha sido a forma como se consumou.

Ora, se este clube não tem batalhado pela promoção à Premier League nas últimas temporadas, é porque passou as quatro anteriores na League One. Foi só há um ano que os tractor boys regressaram ao segundo escalão (também com um segundo lugar), antes de consumarem, agora, uma histórica segunda subida consecutiva! 

Em Inglaterra, subir do terceiro escalão ao primeiro em anos sucessivos é um feito cada vez mais raro, devido aos recursos desportivos e financeiros de outros. Já não acontecia desde que o Southampton de José Fonte o fez, entre 2010 e 2012! Certo é que por detrás de uma façanha extraordinária há, quase sempre, intervenientes extraordinários. Estes são alguns deles... 

Kieran McKenna, o homem do leme

© Getty / Nigel French - PA Images

Se há um nome que os adeptos do Ipswich Town cantam incessantemente pelas ruas, é o de Kieran McKenna. É ele o principal responsável por uma dupla subida na qual não faltou entretenimento nem futebol ofensivo, sendo que este é ainda o primeiro cargo principal do treinador de apenas 37 anos.

Sim, é verdade! McKenna chegou ao Ipswich depois de vários anos no Manchester United, onde chegou a ser adjunto de José Mourinho (que, por sua vezm foi discípulo da maior lenda do Ipswich: Sir Bobby Robson). Desde que aceitou o posto na League One, há dois anos e meio, construiu uma bela reputação.

Kieran McKenna
Ipswich Town
Total

131 Jogos
75 Vitórias
36 Empates
20 Derrotas

254 Golos
121 Golos sofridos

ver mais �

101 golos e 91 pontos foram o registo no terceiro escalão, na sua primeira temporada completa como treinador principal. Já era um herói moderno do clube, mas estreou-se no Championship com números semelhantes (92 golos e 96 pontos), frente a equipas de calibre bem superior, de maneira que, apesar da tenra idade, já é um dos treinadores mais respeitados do país.

Ao longo desta temporada foi alvo de alguns dos clubes de Premier League que despediram os respetivos treinadores, mas agora terá a oportunidade de disputar essa competição à frente da equipa que lhe deu a primeira oportunidade. Um caso para acompanhar de perto...

Leif Davis, o criativo

© Robbie Stephenson/PA Images via Getty Images

Uma das histórias mais interessantes desta edição do Championship foi a forma como o Leeds United disputou a subida direta com o Ipswich até ao final e acabou atrás, mesmo tendo mais recursos e um plantel infinitamente superior. 

A única posição do campo em que não estavam por cima era o lado esquerdo da defesa, principalmente porque Leif Davis, o lateral esquerdo dos tractor boys, era possivelmente a estrela da sua equipa. O mais curioso? Leif Davis foi formado no Leeds e vendido ao Ipswich no início da temporada passada, por um valor que agora parece absurdo: 1,2 milhões de euros.

@ZEROZERO

Em 2022/23, quando trocou um Leeds de primeira por um Ipswich do terceiro escalão, transformou-se num dos laterais mais temidos de Inglaterra. Na defesa, onde sempre colocou excelentes números de desarmes e interceções, mas principalmente no ataque, onde foi o nº1 dos passes-chave (132) e assistências (14) na League One.

A subida de um degrau não o afetou, pelo contrário. No Championship, o lateral de 24 anos voltou a ser o jogador com mais assistências da Liga. Fez 18 passes para golo, superando por completo o rei das assistências da temporada passada - Gyökeres, com 12. Os seus cruzamentos são uma das melhores armas da equipa, e continuarão certamente a sê-lo na próxima temporada.

Ed Sheeran, o apaixonado

© Instagram Ipswich Town

Não é um nome que aparente grande relação ao futebol, mas encaixa que nem uma luva na hora de contar a história da ascensão recente do Ipswich Town. Ed Sheeran é adepto fervoroso do clube desde a sua infância. Esse é o ponto de partida, mas aqui destacamos a relação que o ídolo pop tem mantido (e até reforçado) com as suas origens ao longo dos últimos anos.

qO Ed é importantíssimo para o clube, toda a gente em Ipswich tem orgulho de que estas sejam as raízes dele

Kieran McKenna, o treinador

Para começar a entender, basta olhar para a camisola oficial do Ipswich. O patrocínio principal pertence a Ed Sheeran desde 2021/22, altura em que chegou com o apoio de um grupo de investimento norte-americano (a Gamechanger 20). Esse apoio financeiro tinha como objetivo a longo-prazo um regresso à Premier League, mas ei-lo cumprido ao fim de apenas três temporadas!

Desde 2021 que Sheeran está por perto. Além do nome nas camisolas, foi oficialmente apresentado no plantel principal em nessa temporada, com a camisola 17, passou muito tempo com o plantel, vendeu camisolas do clube por todo o Mundo como merchandise da sua tour musical e até esteve na festa da subida ao Championship, onde recebeu uma medalha.

Este ano não presenciou a subida à Premier League, por estar em Miami no Grande Prémio de F1, mas acompanhou o jogo e fez questão de fazer uma chamada de vídeo com alguns membros da equipa...

Conor Chaplin, o 10

© Getty /

Se falámos de Leif Davis, o defesa de vocação ofensiva, temos a obrigação de falar também do atacante que com ele partilha uma ligação quase telepática. Conor Chaplin é homem de ataque por natureza. A definição da sua posição no campo ficará perdida algures entre médio ofensivo ou segundo avançado, pelo que o melhor será mesmo apontar o número que traz às costas: 10.

Algures entre a linha defensiva e o meio-campo do adversário, Chaplin parece encontrar sempre espaço para orquestrar os ataques do Ipswich Town. É para ele que todos os colegas olham quando a equipa precisa de um golo, e a resposta costuma aparecer.

Conor Chaplin
Ipswich Town
Total

146 Jogos  9761 Minutos

ver mais �

29 golos e cinco assistências foram o impressionante registo em 2022/23, quando a equipa conseguiu subir ao segundo escalão. Foi o jogador mais rematador e o melhor marcador da época regular (excluindo play-offs), tanto que não foi surpresa para ninguém vê-lo eleito o MVP da competição.

Aos 27 anos, a transição para o Championship nunca seria a mais fácil, mas Chaplin esteve à altura figura entre o top-10 dos jogadores que mais participam em golos, após firmar 13 tentos e oito assistências. Segue-se mais um degrau... 

Inglaterra

Leif Davis

NomeLeif Davis

Nascimento/Idade2000-01-12(24 anos)

Nacionalidade

Inglaterra

Inglaterra

PosiçãoDefesa (Defesa Esquerdo)

Ler artigo completo