Do oito ao 80: o caminho que levou Koba Koindredi até ao Sporting

7 meses atrás 55

Tudo acerca de Koba Koindredi é exótico. Desde as distantes origens até ao atrativo estilo de jogo, baseado em constantes pausas e acelerações com bola, passando mesmo pelo negócio - a três - que o levou até um novo clube em Portugal. É o novo camisola 80 do Sporting, mas quem é, de facto, este reforço que chega do Estoril?

Nasceu em 2001 no Jibuti, uma pequena república no nordeste africano. Caso isso não seja exótico o suficiente, vale reforçar que só nasceu nesse país pois era lá que o pai estava instalado como militar, numa operação de manutenção de paz.

As verdadeiras raízes do atleta são neocaledónias - um gentílico que deve ser igualmente novo para quem aqui o escreve e quem aqui o lê. Refere-se à Nova Caledónia, um arquipélago distante, tropical, que em 2018 votou num referendo para continuar a pertencer à França, em oposição à independência. Ainda jovem, Koba percorreu os 16 mil quilómetros necessários para viver na Europa, como um francês menos exótico. É lá que a bola rola.

De França a Portugal, com uma paragem em Espanha

Mesmo em França, o jovem Koba Koindredi viu a sua família instalar-se perto do mar, na turística Costa Azul. Foi aí, na localidade de Fréjus, que surgiu o primeiro contacto com o futebol.

Cumpriu vários anos no Fréjus Saint-Raphaël, antes de rumar à cidade de Lens. Lá experienciou treino de qualidade numa formação de topo e chegou a fazer a estreia como sénior, disputando um único encontro no Championnat National 2 pela equipa B, aos 17 anos, mas a história nesse histórico clube não foi particularmente duradoura.

Há cinco anos, em janeiro de 2019, fez as malas e rumou à Península Ibérica para assinar pelo Valencia, que viu no médio esquerdino qualidade suficiente para integrar a equipa principal a curto prazo. Foi mesmo isso que aconteceu em 2020, quando foi lançado a titular por Javi Gracia num jogo da Copa del Rey (2-4 em Terrassa).

Marcou dois golos em 19 jogos pela formação che, antes de recorrer a empréstimos para somar minutos de forma mais consistente. Primeiro representou o Real Oviedo, no segundo escalão espanhol, e este verão atravessou a fronteira para vestir a camisola de um Estoril Praia que vai encantando sob o comando de Vasco Seabra, treinador que o descreveu, em mais do que uma ocasião, como «um jogador extraordinário».

Mesmo sem ser um titular indiscutível no 3-4-3 canarinho, Koba impressionou outro treinador além do seu. Rúben Amorim viu no internacional pelas seleções jovens de França um atleta com capacidade para brilhar ao mais alto nível e não hesitou, aproveitando o mercado de janeiro para fazer dele o seu novo projeto para o meio-campo leonino.

Impressionou Rúben Amorim ao serviço do Estoril Praia @Kapta+

Uma promessa por cumprir

O Estoril pagou três milhões de euros ao Valencia para tornar o empréstimo permanente e o Sporting colocou quatro na mesa para ter o jogador, alargando o leque de opções numa altura em que Hidemasa Morita está ao serviço da seleção japonesa e as melhores alternativas da formação de Alcochete, Mateus Fernandes e Dário Essugo, saíram por empréstimo.

Mas a contratação de Koba Koindredi não é uma mera tentativa de tapar buracos. O médio de 22 anos tem um perfil que faltava ao plantel, pela forma que alia qualidade técnica a uma notável moldura física. Também tem um raio de ação grande o suficiente para jogar numa dupla (e está habituado a fazê-lo), mas a característica que mais impressiona é a tendência para quebrar linhas adversárias em condução, com verdadeiras arrancadas pelo corredor central. Uma competência rara, que deixava saudades em Alvalade desde a saída de Matheus Nunes.

Já treinou às ordens de Amorim @Sporting CP

Claro que não são só rosas neste negócio, uma vez que as lacunas do jogador também geram alguma dúvida. Apesar de ser muitas vezes encarado como médio defensivo, Koba apresenta algumas dificuldades sem bola e também por aí tem tremido na transição para sénior, que já vai longa. Também difere de um jogador como Matheus Nunes pela forma como por vezes se desliga do jogo, algo que os adeptos verde e brancos não vão tolerar.

Rúben Amorim tem ingredientes de luxo à sua disposição, mas terá de trabalhar muito antes de os servir como prato principal. Não é uma posta num jogador feito, mas sim num perfil muito específico e num talento que parecia condenado a abraçar o rótulo de promessa falhada, mas que agora terá uma nova oportunidade para chegar ao topo.

A nova promessa vem do próprio, nas declarações que proferiu na chegada ao Sporting: «Vou trabalhar para dar o melhor de mim e para ajudar o clube a ganhar títulos», disse. Estaremos cá para acompanhar.

@Sporting CP

França

Koba Koindredi

NomeKoba Leïn Koindredi

Nascimento/Idade2001-10-27(22 anos)

Nacionalidade

França

França

Dupla Nacionalidade

Nova Caledónia

Nova Caledónia

PosiçãoMédio (Médio Centro)

 SC Braga x Estoril - Final

Ler artigo completo