Dona do falido Sillicon Valley Bank fecha subsidiária em Portugal

9 meses atrás 79

O SVB Financial Group, que detinha o falido Sillicon Valley Bank, encerrou a subsidiária que tinha em Portugal, um ano depois da sua criação.

O SVB Financial Group, grupo financeiro que detinha o falido Sillicon Valley Bank (SVB), encerrou a subsidiária que tinha em Portugal no final do ano passado, de acordo com informação que consta do portal de atos societários do Ministério da Justiça.

A SVB Capital Portugal, que foi constituída a 22 de novembro de 2022 em Portugal, tinha como atividades principais a prospeção de investidores, com o objetivo de captação de clientes para quaisquer atividades de intermediação financeira, receção e transmissão de ordens, colocação e consultoria sobre instrumentos financeiros.

De acordo com informação avançada pelo “Eco”, e confirmada pelo Jornal Económico no portal de atos societários, esta entidade acabou por ser encerrada um ano após a sua criação. Foi dissolvida no final do ano passado, a 28 de dezembro.

Este passo é dado depois de o SVB ter sido alvo de uma intervenção em março do ano passado no seguimento de uma crise de liquidez, tendo sido depois comprado pelo First Citizens Bank.

O banco passou de referência no mundo das startups tecnológicas a uma empresa falida e encerrada em pouco mais de 48 horas, após perder somas avultadas com a subida dos juros e ter declarado falência Foi o segundo maior colapso de um banco privado na história norte-americana.

Perante este colapso, o SVB Financial Group também avançou com um pedido voluntário para uma recuperação judicial.

Ler artigo completo