Draghi quer UE a investir mais 800 mil milhões por ano

1 mes atrás 47

Ex-líder do BCE apresentou hoje o seu plano para a Europa aumentar a sua competividade face à China e EUA.

Mario Draghi quer que a União Europeia invista entre mais 750-800 mil milhões de euros por ano para aumentar a competitividade e combater o crescimento da China e dos EUA, o equivalente a 5% do PIB europeu, acima dos 1-2% que representou o Plano Marshall para reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial.

O ex-líder do Banco Central Europeu (BCE) apresentou hoje o seu plano para tornar a Europa mais competitiva, tendoi defendido também uma maior aposta na emissão de dívida conjunta pela UE.

“A Europa é a economia mais aberta do mundo, portanto, quando os nossos parceiros não jogam de acordo com as regras, estão mais vulneráveis do que outros”, disse hoje o economista italiano em Bruxelas durante a apresentação do seu plano.

“O crescimento tem estado a desacelerar há algum tempo na Europa, mas temos ignorado isto. Já não podemos ignorar mais. Agora, as condições mudaram: o comércio mundial desacelerou, a China está a desacelerar muito e está a ficar menos aberta… perdemos o nosso principal fornecedor de energia barata, a Rússia”, afirmou, citado pela “Reuters”.

Ler artigo completo