DS E-Tense Performance: Superdesportivo do futuro

6 meses atrás 68

O DS E-Tense Performance em aspeto e performance de supercarro. A carroçaria de design sofisticado esconde tecnologia que veio diretamente da Formula E. Como é o caso do sistema motriz, constituído por dois motores, com uma potência total de 600 kW (815 cavalos), que permite chegar dos 0 aos 100 km/h em dois segundos. As grandes exigências sobre a bateria obrigaram a desenvolver soluções inovadoras como o revestimento compósito de carbono-alumínio e as células que podem ser imersas em líquidos de refrigeração.

Uma bateria pequena, de apenas 25 kWh, mas que é capaz de suportar uma potência de carregamento de 350 kW, o que permite fazer um carregamento completo em 5 minutos. A autonomia é apenas a suficiente para o objetivo deste protótipo: testar e desenvolver tecnologias que vão acabar por equipar os carros da marca francesa. Como acontece com o software de gestão de energia que, segundo os representantes da DS, já é aplicada nas versões PHEV (híbridos plug-in) dos DS 7 e 9. Uma tecnologia que, no caso dos DS da Formula E, é capaz de regenerar 40% da energia despendida. De outro modo, 40% da energia gasta pelos Formula E da DS é obtida a partir da travagem e desaceleração dos carros.

A DS, que em 2024 faz o décimo aniversário como marca independente, planeia ter versões 100% elétricas para todos os modelos a comercializar a partir de 2026. E já a partir deste ano todos os novos lançamentos da marca vão incluir uma versão eletrificada.

Veja a fotogaleria do DS E-Tense Performance

O conteúdo DS E-Tense Performance: Superdesportivo do futuro aparece primeiro em Visão.

Ler artigo completo