Duas óperas contemporâneas portuguesas no Festival Sonorities em Belfast

3 semanas atrás 57

Produzidas pela Miso Music Portugal e interpretadas pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble, grupo português especializado em música contemporânea com eletrónica, as obras foram estreadas anteriormente em Lisboa e Varsóvia.

'Desvio de Rumo', de Pedro Rebelo, explora as relações entre Portugal e o Japão através da língua, da música e da comida iniciadas no século XVI, quando os portugueses se tornaram os primeiros europeus a contactar com aquele país asiático.

A ópera encena diálogos entre Hanna, uma mulher japonesa, e Valentim, um português, simultaneamente no século XVI e na atualidade, através da partilha de sons, palavras e de tradições gastronómicas.

Além da soprano Camila Mandillo e do barítono André Henriques, estarão em palco no Brian Friel Theatre, na segunda-feira, Miguel Azguime como narrador e a música japonesa Kiku Day, que toca a flauta japonesa 'shakuhachi'.

O libreto é de Glenn Patterson, professor na Queen's University Belfast, onde Pedro Rebelo também é docente e diretor do Centro de Investigação Interdisciplinar em Som e Música.

'A Laugh to Cry', com música e libreto multilíngue de Miguel Azguime, foi uma encomenda do Festival de Música Contemporânea de Outono de Varsóvia de 2013, mas que foi também apresentada na Suécia e Portugal.

A ópera faz uma reflexão sobre algumas das preocupações do ser humano, numa encenação de Paula Azguime que assenta em projeções vídeo múltiplas construídas a partir do texto e da música.

Com direção de Pedro Neves, estarão em palco as sopranos Camila Mandillo e Andrea Conangla, o barítono André Henriques e, como recitantes, Miguel Azguime e Jade Mandillo.

Na quinta-feira, o 20.º aniversário do edifício do Centro de Investigação Interdisciplinar em Som e Música será celebrado em concerto no espaço Sonic Lab com uma série de trabalhos e performances de antigos alunos, incluindo os portugueses Matilde Meireles e Diogo Alvim.

Leia Também: Investigador mapeia ciclos de prazer e como música 'orquestra' o cérebro

Ler artigo completo