Duas terrinhas, 1646 habitantes e história feita na Conference League

2 meses atrás 79

La Fiorita, de São Marino, e Víkingur, das Ilhas Faroé, escreveram um capítulo histórico no futebol europeu. Na passada quinta-feira à noite, estes clubes de duas pequenas vilas, com uma população combinada de 1646 pessoas (!), venceram os jogos de qualificação para a UEFA Conference League e continuam em prova

Na vila de Montegiardino, população de 1006 cidadãos, podemos encontrar o La Fiorita, um dos clubes da primeira divisão de São Marino. Na sua história, este clube nunca tinha vencido uma única partida para as competições europeias. No total, o registo era o seguinte: 23 derrotas, três empates e zero vitórias.

Agora, após ter perdido a primeira mão em casa por 1-0, o La Fiorita venceu fora no terreno dos bielorrussos do Isloch por 1-0. Um feito, desde logo, histórico para o clube, mas que só teve importância após o resultado final, discutido nas grandes penalidades. Aí, a equipa de São Marino saiu vitoriosa (4-2) e, pela primeira vez, conseguiu seguir em frente numa eliminatória de qualificação europeia. 

História idêntica no meio do Atlântico

Já no Atlântico norte, as Ilhas Faroé também estão representadas nesta eliminatória. É por lá que podemos encontrar o Víkingur, clube fundado em 2008 e que lidera o campeonato nacional na presente temporada.

Localizado na pequena vila de Norðragøta, população de 640 almas, este é o clube «mais pequeno» a participar na fase de qualificação de uma competição europeia.

Após ter empatado a primeira mão fora frente FK Liepaja da Letónia, por 1-1, o clube da ilha venceu em casa por 2-0, e conseguiu avançar para a próxima fase. Mais um capítulo histórico. 

A partir daqui, o destino dos dois clubes já é conhecido. Na próxima fase, o emblema de São Marino irá enfrentar o Basaksehir da Turquia. Localizado em Istambul, cidade com uma população de 15 519 267 pessoas, isto é, mais de 15 000 vezes maior do que a pequena vila de Montegiardino. 

Por sua vez, o emblema das Ilhas Faroé tem encontro marcado com os belgas do Gent, localizado numa cidade com pouco mais de 260 mil pessoas, mas que, mesmo assim, contrasta com os 640 habitantes de Norðragøta.

Das pequenas vilas às grandes cidades europeias, uma coisa é certa: estes dois emblemas já fizeram história e, certamente, já conseguiram proporcionar memórias inesquecíveis para os (poucos) adeptos locais que os seguem diariamente. 

Ler artigo completo