É dia de sorteio: recorde os possíveis adversários de Portugal no acesso ao Euro 2025

6 meses atrás 48

Artigo publicado originalmente no dia 1 de março de 2024

Concluída a primeira edição da Liga das Nações feminina, conquistada pela Espanha, é agora tempo de focar atenções na próxima edição da competição, que servirá também como qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, que vai decorrer na Suíça. 

Antes das explicações de como vai decorrer esta qualificação, é tempo de olhar para os potes das três Ligas, cujo sorteio será às 12 horas, do próximo dia 5 de março

Como se sabe, Portugal foi despromovido à Liga B e, apesar de isso dificultar o processo de qualificação para a fase final da competição, deixa a equipa das Quinas numa posição bastante promissora no que à Liga B diz respeito. Pois, Portugal será a equipa mais bem cotada desta liga secundária, dado que é a 13ª mais bem cotada na UEFA. 

Assim, em primeiro lugar, vamos à apresentação dos potes da Liga B, que constituem os possíveis adversários de Portugal:

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4
Portugal (13º) Bósnia (21º) Eslováquia (25º) Malta (34º)
Suíça (14º e anfitriã) Sérvia (22º) Irlanda do Norte (26º) Israel (35º)
Escócia (15º) Croácia (23º) Ucrânia (27º) Kosovo (36º)
País de Gales (16º) Hungria (24º) Turquia (33º) Azerbaijão (37º)

Além destes, eis a constituição dos Potes da Liga A e C: 

Liga A
Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4
Espanha Inglaterra Islândia República da Irlanda
França Dinamarca Bélgica Finlândia
Alemanha Itália Suécia Polónia
Países Baixos Áustria Noruega Chéquia

Liga C

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4
Eslovénia Letónia Luxemburgo Geórgia
Grécia Montenegro

Cazaquistão

Moldávia
Bielorrússia Bulgária Macedónia do Norte Ilhas Faroé
Roménia Estónia Chipre Arménia
Albânia Lituânia Andorra  


Despromoção à Liga B complica apuramento luso 

No que respeita à qualificação em si, relembramos que a introdução da Liga das Nações alterou o formato de acesso aos Campeonatos Europeus e Mundiais.

A Liga das Nações teve nesta primeira edição um formato totalmente idêntico àquele que já se conhece no masculino, mas terá funções diferentes em anos que antecedem fases finais de Europeus e Mundiais. 

Assim, há duas coisas que é preciso ter em conta: todas as equipas vão ter hipóteses de se qualificar para o Europeu, mas a verdade é que a tarefa estará mais facilitada para aquelas que se encontram na Liga A, da qual Portugal foi despromovido recentemente. 

Assim, de uma forma breve, a qualificação vai decorrer da seguinte forma: 

Os primeiros e segundos classificados da Liga A (oito equipas) garantem diretamente a presença no Euro 2025 Os terceiros e quartos classificados da Liga A seguem para a 1ª Ronda do play-off, onde vão defrontar os sete mais bem classificados da Liga C. Daqui, os oito vencedores seguem para a 2ª Ronda.  As seis melhores equipas da Liga B vão jogar contra os restantes segundos lugares e os quatro terceiros classificados da Liga B. Daqui, sairão seis equipas que vão marcar presença na Ronda 2 do play-off Na Ronda 2, os sete vencedores da eliminatória garantem a presença na fase final da competição, perfazendo as 16 vagas

Afinal, o que significa isto para Portugal?

Posto isto, sendo que Portugal está integrado na Liga B e que serão sempre precisos dois play-offs para chegar ao Europeu, o que precisa afinal de fazer a equipa das Quinas para chegar ao seu terceiro Europeu consecutivo?

Desde logo, para assegurar um lugar no 1º play-off, Portugal precisa sempre de terminar entre os três primeiros classificados do grupo. Ainda assim, são beneficiados os primeiros classificados e os dois melhores segundos, dado que depois defrontam os dois piores segundos e todos os terceiros classificados. 

Os seis vencedores deste primeiro play-off seguem para o segundo, onde já podem reencontrar equipas da Liga A ou Liga C. Aí, os vencedores garantem a presença na fase final da competição. 

Ler artigo completo