“É vergonhoso”: Elon Musk critica os media por associarem ataque de robô ao Optimus

8 meses atrás 85

Elon Musk, diretor executivo da Tesla, criticou os media por sensacionalizarem um ferimento antigo causado por um robô na sua fábrica Giga Texas, em Austin. Afirmou que os meios de comunicação social estavam a tentar associar o incidente aos seus robôs futuristas Optimus, que, segundo ele, dariam início a uma nova era.

Imagem Elon Musk, CEO da Tesla

Acidentes não são raros, mas contra um robô é perigoso

O incidente, do qual falamos ontem, envolveu um engenheiro de software que estava a programar software para robôs que cortavam peças de automóveis a partir de alumínio acabado de fundir. Enquanto trabalhava, não se apercebeu de que um dos robôs ainda estava ativo enquanto os outros dois estavam inativos para manutenção.

O robô ativo atacou o engenheiro, prendeu-o ao chão e arranhou-lhe as costas e o braço. O ataque deixou um rasto de sangue no chão da fábrica, bem como uma ferida aberta na mão esquerda do engenheiro.

Musk ficou furioso com a forma como os meios de comunicação social retrataram o incidente e utilizou o X para defender os seus robôs Optimus. Numa publicação, Musk escreveu: "É verdadeiramente vergonhoso que os meios de comunicação social tenham evocado uma lesão ocorrida há dois anos devido a um simples braço de robô industrial Kuka (que se encontra em todas as fábricas) e insinuem que se deve ao Optimus agora".

Correct.

Truly shameful of the media to dredge up an injury from two years ago due to a simple industrial Kuka robot arm (found in all factories) and imply that it is due to Optimus now.

— Elon Musk (@elonmusk) December 27, 2023

Disse ainda que os robôs Optimus trariam um "futuro de abundância" onde não haveria pobreza e as pessoas poderiam ter tudo o que quisessem em termos de produtos e serviços.

No entanto, o otimismo de Musk sobre o seu robô Optimus não apaga as preocupações de segurança nas suas fábricas Tesla. Em 2020, os reguladores da Califórnia disseram que a Tesla lhes tinha enviado relatórios incompletos sobre ferimentos nas fábricas.

Em abril, os inspetores chineses disseram que queriam punir a empresa por deficiências de segurança depois de um trabalhador da fábrica da Tesla em Xangai ter morrido após ser esmagado por um equipamento da fábrica. Em outubro, a Tesla rejeitou as alegações de um sindicato alemão e dos meios de comunicação social de que a fábrica de Berlim não dispunha de disposições de segurança adequadas.

Leia também:

Ler artigo completo