ECA e FIFPRO emitem queixa contra o sobrecarregamento do calendário da FIFA

2 meses atrás 73

As Ligas europeias, através da FIFPRO e da Associação Europeia de Clubes (ECA), anunciaram, de forma conjunta, que vão apresentar uma queixa contra o sobrecarregamento do calendário de encontros internacionais da FIFA. Esta reclamação será enviada aos reguladores da Comissão Europeia.

De acordo com os dois organismos, o atual calendário leva à saturação dos atletas, tornando-se, assim, verdadeiramente insustentável a continuidade do curto espaço temporal entre os respetivos compromissos. A saúde dos jogadores também é um aspeto a ter em conta pelas duas entidades.

«A queixa explica que o comportamento da FIFA infringe o direito comunitário da concorrência e constitui, nomeadamente, um abuso de posição dominante: A FIFA desempenha um duplo papel: o de entidade reguladora do futebol a nível mundial e o de organizadora de competições. Este facto cria um conflito de interesses», pode ler-se ainda no comunicado emitido.

Recorde-se que a Associação Europeia de Clubes é comandada por Pedro Proença, um cargo que acumula com as funções de presidente da Liga de Clubes.

— FIFPRO (@FIFPRO) July 23, 2024

Ler artigo completo