Economia francesa cresce 0,2% no primeiro trimestre sobretudo devido ao consumo

2 semanas atrás 30

A economia francesa cresceu 0,2% no primeiro trimestre do ano, sobretudo devido ao consumo e, em menor escala, ao investimento, declarou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INSEE) do país.

O consumo privado aumentou 0,4% entre janeiro e março, depois de ter aumentado 0,2% nos últimos três meses de 2023, e o investimento registou uma subida de 0,3%, após uma queda de 0,9% entre outubro e dezembro, notou o INSEE em comunicado.

Isto deve-se à recuperação de 0,2% das importações, que tinham caído 2,3%, enquanto as exportações avançaram 0,5%, depois de terem aumentado 0,4%.

Nas previsões apresentadas há mês e meio, o INSEE previu uma estagnação do PIB francês no primeiro trimestre. Para o segundo trimestre, a previsão era de 0,3%.

Numa primeira reação aos dados apresentados agora, o ministro da Economia e das Finanças francês, Bruno Le Maire, quis enviar uma mensagem com um certo tom de retaliação aos que o censuram por ter expectativas demasiado otimistas, de acordo com a agência de notícias EFE.

"A todos aqueles que nos querem fazer crer que a nossa economia está parada, os factos são teimosos", sublinhou Le Maire.

E insistiu: "O crescimento de França está a progredir. Este é um novo sinal da solidez da nossa economia. A estratégia do Governo está a dar frutos".

Em março, o ministro tinha sido obrigado a corrigir em baixa as previsões de crescimento para o conjunto do ano, fixando-as em 1%, em vez dos anteriores 1,4%.

O Banco de França prevê um crescimento do PIB de 0,8% este ano, a OCDE de 0,6% e a Comissão Europeia de 0,9%.

Ler artigo completo