EDITORIAL | ZEROZERO faz história: todos os campeonatos nacionais estão aqui!

2 meses atrás 55

A caminho dos 21 anos de existência, o zerozero não se conforma e vai sempre à procura de mais. De mais e melhor, como sempre foi apanágio nesta casa. A base de dados é a nossa essência, o nosso ponto de partida, e, apesar d e nos cimentarmos também como órgão de comunicação social, nunca abdicamos de querermos apetrechar-nos de forma a manter a nossa convicção: é aqui que está a maior base de dados de futebol do Mundo!

Este olhar para trás remete-nos para o passado, mas também (muito!) para o futuro. É através da conjugação dos dois que conseguiremos, dia após dia, tornar o zerozero cada vez mais forte em todas as suas vertentes. A vertente da qual vamos falar neste editorial é o nosso histórico de competições.

Sem nunca perder a mira ao importante e ao próximo passo, o zerozero tem vindo, nos últimos anos, a fazer o esforço de chegar a um enorme objetivo: ter todos os jogos da história dos campeonatos nacionais seniores masculinos. Hoje, na antecâmara de mais uma época desportiva, podemos orgulhosamente dizer que esse objetivo está cumprido.

Noventa edições da I Liga, 34 edições da II Liga, 56 edições da antiga II Divisão, 43 edições da antiga III Divisão, 15 edições da antiga II Divisão B, oito edições da antiga II Divisão (nível 3), três edições da Liga 3, 23 edições da antiga III Divisão (nível 4) e 11 edições do Campeonato de Portugal. São, ao todo, 283 edições de campeonatos nacionais portugueses. Mais umas várias centenas de edições filhas (as conhecidas séries) nas provas não-profissionais. São milhares e milhares de jogos. E o zerozero tem tudo.

É toda uma gaveta (bem grande) que nos permite ter inúmeros cruzamentos históricos e que permite alimentar o nosso Playmaker com as mais impressionantes curiosidades ao nível de confrontos e não só. E, por sua vez, o nosso Playmaker desagua na nossa redação, que trata a informação como ninguém.

Mas não queremos parar. Não vamos parar. Há mais calendários para recuperar, há mais fichas históricas e centenárias para preencher. O caminho ainda é grande, mas a nossa vontade de sermos a sua enciclopédia é inesgotável. E aos nossos utilizadores não podemos nunca esquecer de dizer: obrigado!

Ler artigo completo