EDP assegura o primeiro PPA na Alemanha

8 meses atrás 72

O Power Purchase Agreement (PPA) vai promover a venda de energia renovável que vier a ser produzida num projeto solar de 39MWac na Alemanha, cujo início das operações deve ocorrer em 2025.

A EDP, através da EDP Renováveis, assegurou um Power Purchase Agreement (PPA) a 15 anos com a Lhyfe S.A, um produtor e fornecedor europeu de hidrogénio verde e renovável. O PPA vai promover a venda de energia renovável que vier a ser produzida num projeto solar de 39MWac na Alemanha, cujo início das operações deve ocorrer em 2025.

Trata-se do primeiro PPA que a EDP Renováveis consegue assegurar na Alemanha, sendo também o primeiro com uma sociedade de hidrogénio e a primeira materialização do acordo industrial entre as duas sociedades.

Em comunicado à CMVM, a empresa portuguesa de energia revela que o PPA vai promover “a entrega de energia renovável para os futuros projetos de produção de hidrogénio verde da Lhyfe na região, que serão utilizados para mobilidade e processos industriais, consolidando assim o seu crescimento sustentado”.

Em 2022, a EDP Renováveis entrou para o mercado alemão, com a aquisição da Kronos Solar EDPR, possuindo atualmente 8,5 GWdc de capacidade solar em diferentes fases de desenvolvimento.

A EDP Renováveis tem assegurado mais de 55% dos cerca de 17 GW estabelecidos como objetivo de adições para o período de 2023-2026.

Duarte Bello, Chief Operating Officer da EDP Renováveis para a Europa, afirma que “a assinatura deste acordo de longo prazo com a Lhyfe é uma oportunidade importante para a EDPR, uma vez que reforça o nosso compromisso de aumentar a penetração das energias renováveis na Europa, especialmente num mercado que tem a ambição de atingir objetivos fotovoltaicos significativos até ao final desta década. Estamos satisfeitos por podermos, através da Kronos Solar EDPR, contribuir para estes objetivos através da parceria com a Lhyfe, cuja atividade complementa o nosso objetivo de redução das emissões de CO2”.

Ler artigo completo