EDP atinge investimento recorde de 70 milhões em startups

8 meses atrás 73

A EDP Ventures conta com 39 empresas no seu portfólio global e só no último ano investiu 14 milhões de euros. Projetos de redes inteligentes, energia solar e inteligência artificial são as apostas.

A EDP Ventures fechou o ano de 2023 “com uma das melhores performances desde que esta área de capital de risco da EDP arrancou em 2008. Com o objetivo de liderar e acelerar a transição energética global, a companhia atingiu o marco recorde de 70 milhões de euros investidos, com 39 startups ativas no portefólio, em 12 países”, anuncia em comunicado.

Com isso, a área reforça o seu portefólio global que já inclui projetos na Europa, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Israel. No total, já são mais de 115 milhões de euros em valor total de contratos entre as startups e empresas da EDP, além de nove exits (empresas do portefólio que são vendidas e que garantiram um retorno financeiro à companhia)

“O último ano deu um grande contributo para este marco. Só em 2023, a EDP Ventures investiu 14 milhões de euros e adicionou quatro startups em diferentes áreas ao portefólio, gerando mais de 20 milhões de euros em valor total de contratos entre as empresas e a EDP, possibilitando não só o avanço em tecnologias inovadoras, mas também importantes resultados estratégicos e financeiros”.

“Estamos cada vez mais focados em investimentos de muito elevado alinhamento estratégico com os objetivos do grupo EDP na promoção e geração de energia renovável e liderança da transição energética. “Nesse sentido, em 2022, a EDP Ventures alterou a sua estratégia de investimento tendo agora um foco em empresas mais maduras, passando de um ticket mínimo de 250 mil a um milhão de euros para um ticket superior, de um milhão a dez milhões. Isto contribuiu para a aceleração da aposta em startups e scaleups focadas na transição energética”, afirma Luís Manuel, administrador Executivo da EDP Inovação e Managing Partner da EDP Ventures, citado pelo comunicado.

Com equipa baseada em Portugal, Espanha, Brasil e futuramente nos EUA e Singapura, a EDP Ventures investiu em projetos de energia solar, inteligência artificial (IA), eficiência energética e captura de carbono. A lista de empresas que entrou no portefólio no último ano inclui a Terabase, que desenvolveu a primeira solução automatizada para construção de centrais solares – um projeto alinhado com o objetivo da EDP de desenvolver 9.4 GW de energia solar até 2026.

Outra empresa foi a Mixergy que, através de inteligência artificial, permite gerir a utilização de água quente nas residências promovendo melhor eficiência e custo. Esta tecnologia inovadora permite, por exemplo, o aquecimento dez vezes mais rápido do que um sistema convencional.

Outro destaque vai para o recente investimento anunciado com a Captura, startup que desenvolveu uma tecnologia que aproveita o poder do oceano para absorver o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. A tecnologia desta empresa – Direct Ocean Capture – permite que o CO2 capturado possa ser armazenado ou transformado em outros produtos com menores emissões e assim ajudar os setores mais difíceis de descarbonizar.

Ler artigo completo