“EDP e Farfetch? Há marcas muito grandes a fazer coisas únicas”, destaca presidente da Microsoft para a Europa

8 meses atrás 113

Ralph Haupter esteve em Lisboa e, em entrevista exclusiva ao JE, falou sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial nas empresas, nomeadamente as portuguesas EDP e Farfetch, com quem mantém a parceria. “Portugal é um lugar entusiasmante”, enalteceu.

Ralph Haupter, presidente da Microsoft para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA), considerou, em entrevista exclusiva ao JE, que “Portugal é um lugar entusiasmante” e que “com o apoio do Governo e do ecossistema português” tem-se vindo a promover um ecossistema de startups e de PME “bastante rico”.

“Enquanto país, Portugal tem investido na tecnologia e na inovação, o que considero fascinante. Há marcas muito grandes a fazer coisas únicas, como por exemplo a EDP, a utilizar IA para conexão baseada em IoT [Internet of Things – Internet das Coisas] e otimização da energia, ou a Farfetch, com quem trabalhamos no retalho baseado em IA. No mercado, vemos verdadeiros faróis a surgir”, realçou este responsável ao JE.

Questionado sobre o facto da tecnológica crescer a cada trimestre e mesmo assim avançar para centenas de despedimentos (recentemente a Microsoft anunciou o corte de 1.900 postos de trabalho na área de jogos), Ralph Haupter salientou que “existem espaços onde a inovação entra e existem espaços onde é necessário ajustar o teu modelo de negócio e a tua carteira de investimentos”.

Destacou este gestor que a Microsoft está “muito focada na estrutura de custos e precisamos investir em tecnologia, hardware e Inteligência Artificial. Por outro lado, a quantidade de despedimentos que fazemos nalgumas áreas, também contratamos nalgumas áreas. Neste momento, enquanto falamos, estamos a contratar. Fomos buscar cerca de 100 especialistas em IA, 100 especialistas em segurança”

Ler artigo completo