EDP fecha novo contrato de venda de energia renovável à Walmart nos EUA

1 mes atrás 55

A EDP Renováveis anunciou esta terça-feira a assinatura de um novo acordo de venda de energia a longo prazo (Power Purchase Agreement - PPA, na sigla em inglês) com a cadeia de retalho norte-americana Walmart, com vista ao fornecimento de eletricidade renovável durante 15 anos. A energia elétrica abrangida por este PPA será produzida através de um projeto solar de 250 megawatts-pico, que está a ser desenvolvido no estado do Texas, nos Estados Unidos.

De acordo com a subsidiária da elétrica para a América do Norte, o contrato com a Walmart diz respeito apenas a uma parte desta central fotovoltaica, ficando a empresa com 225 megawatts-pico. Em comunicado, a EDP refere também que este PPA vem agora complementar os restantes contratos corporativos de compra de energia que a Walmart já assinou com a EDP Renováveis e que alcançam já 395 MW de energia solar e eólica de larga escala, bem como 50 megawatts-pico de solar distribuído. 

A nova central solar de larga escala no Texas terá capacidade para produzir eletricidade suficiente para mais de 27 mil casas, por ano. 

No seu portefólio, a Walmart conta já com mais de 600 projetos de energia renovável em operação ou em desenvolvimento, em mais de 10 países, com o objetivo de alcançar até 10 gigawatts em novos projetos de energia limpa até 2030.

"Este projeto com a EDP Renováveis baseia-se na nossa colaboração de longo prazo. Este projeto ajudará a construir uma rede de energia mais forte e contribuirá para os nossos objetivos operacionais de energia limpa", afirmou Frank Palladino, Vice-Presidente de Estratégia de Energias Renováveis da Walmart, citado em comunicado. Desde 2018, que as duas empresas trabalham juntas: a Walmart compra energia dos parques eólicos Bright Stalk e Harvest Ridge, que a EDPR desenvolveu no estado do Illinois, bem como do parque eólico Headwaters II, no Indiana.

"No total, o volume de aquisições de PPA fechados entre as duas empresas seria suficiente para alimentar mais de 68 mil casas. Já na geração descentralizada, a EDPR e a Walmart colaboraram numa capacidade solar de cerca de 50 MWp distribuída por 66 locais da Walmart que são geridos e operados pela EDPR", refere a empresa no mesmo comunicado.

No Texas, a EDP Renováveis tem já mais de 1,2 GW de capacidade renovável instalada em todo o estado, gerando eletricidade equivalente ao consumo de mais de 230 mil casas. O portfólio da elétrica inclui 1 GW de capacidade em seis fases de parques eólicos em todo o estado, juntamente com o primeiro parque solar Cattlemen I Solar Park, que tem mais de 230 MWp e que entrou em funcionamento em dezembro de 2023.

"O Texas é um mercado estratégico para a EDP renováveis e a empresa tem projetos adicionais em desenvolvimento avançado, bem como mais perspetivas no pipeline de desenvolvimento", acrescenta a EDP. Sandhya Ganapathy, COO da EDP Renováveis na América do Norte, refere que "a Walmart tem demonstrado uma liderança significativa na promoção da gestão ambiental local e no apoio às economias das comunidades".
 
Além dos pagamentos aos proprietários das terras, durante a vida útil do novo projeto no Texas a EDP estima um investimento de cerca de 39 milhões de euros em projetos locais (escolas, infraestruturas e outros serviços públicos). Durante a construção da central serão criados 300 empregos.

Com sede em Houston, Texas, a empresa conta com 60 parques eólicos, 12 parques solares, desenvolveu mais de 10.100 megawatts (MW) e opera mais de 9.100 MW de projetos de energia renovável.

Ler artigo completo