EDP Renováveis lidera dia de ganhos no PSI, acima das europeias

1 semana atrás 38

A bolsa de Lisboa viveu uma sessão de otimismo, com destaque para a energética, que valorizou mais de 4% e arrastou consigo a empresa-mãe.

A bolsa de Lisboa viveu um dia positivo nesta quinta-feira, com o índice PSI a avançar 1,59%, até aos 6.833 pontos. Destaque para a família EDP, cujas cotadas registaram as subidas mais fortes.

A EDP Renováveis valorizou 4,59% nas negociações, até aos 14,35 euros por ação, a beneficiar do otimismo gerado por um corte no investimento. Em simultâneo, a EDP adiantou-se 2,13% e alcançou 3,699 euros. Seguiu-se a Corticeira Amorim, ao ganhar 1,95%, para 9,94 euros, enquanto a Altri somou 1,92% com os títulos a atingirem 5,35 euros.

O sentimento foi de tal otimismo que não houve cotadas a encerrar em perda.

Entre os principais índices europeus, a Alemanha subiu 0,98%, seguida por França, que ganhou 0,69%, e Itália, a avançar 0,55%. O Reino Unido adiantou-se 0,35% e o índice agregado Euro Stoxx 50 ficou nos 0,32%. Espanha contrariou a generalidade das praças, ao cair 0,92%.

“As principais praças europeias encerraram em alta, tendo ganho tendência na sequência da reunião do Banco de Inglaterra onde, apesar de se terem mantido taxas fixas nos 5,25%, os oficiais deram sinais de que poderão estar mais próximos do primeiro corte de taxas do que o anteriormente antecipado”, escreve-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

Uma situação que levou “a probabilidade implícita pelo mercado para um primeiro corte (de 25 pontos base) na próxima reunião de junho a aumentar dos 8% para perto dos 60%”, de acordo com os analistas.

“A liderar os ganhos no plano europeu esteve o PSI, que seguiu impulsionado pelos ganhos da grande maioria dos seus constituintes”, destacam.

“A liderar os ganhos esteve o disparo de mais de 4% da EDP Renováveis, que anunciou na sua Earnings Call um corte no investimento, puxando também pela empresa mãe. A Corticeira Amorim, que irá apresentar contas após o fecho europeu, esteve também entre as que mais ganhou”, pode ler-se ainda.

Ler artigo completo