EDP Renováveis vê lucros dispararem 163% para 210 milhões até junho

2 meses atrás 70

A EDP Renováveis anunciou esta sexta-feira em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que registou lucros de 210 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, o que representa um disparo de 163% face ao mesmo período do ano passado, quando a empresa não foi além dos 80 milhões de euros. O resultado contrasta com a primeira metade de 2023, quando a EDPR viu os lucros afundarem 70%.

Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 27% entre janeiro e junho, para os 960 milhões de euros, por comparação com os 754 milhões do período homólogo de 2023. 

Em termos recorrentes, o resultado líquido da elétrica aumentou 132% para 210 milhões de euros, refletindo a "recuperação do desempenho operacional e os ganhos de rotação de ativos, apesar da subida de 64 milhões de euros dos custos financeiros". A empresa refere ainda o impacto negativo de 46 milhões relacionados com projetos em desenvolvimento na Colômbia.

O EBITDA recorrente aumentou 26%, mais 196 milhões para 960 milhões no primeiro semestre, incluindo 171 milhões de ganhos com a rotação de ativos nos EUA, Canadá e Itália. Este desempenho positivo beneficiou também: do aumento de 5% na produção de energia renovável, suportado pela subida de 15% na geração nos Estados Unidos; da estabilidade do preço médio de venda nos 61 euros por MWh, em resultado da subida de preço médio nos EUA e da redução de preços na Europa, mitigada pelo impacto positivo da estratégia de coberturas; e ainda da melhoria do rácio de custos por cada MW (-8%), na sequência da simplificação da estrutura alavancando nas sinergias com o Grupo EDP.

Graças a menores custos com impostos "clawback" na Europa, os custos operacionais diminuíram 1% no primeiro semestre de 2024, para 509 milhões de euros, tendo em conta o fim deste imposto em dezembro de 2023. Já o imposto "clawback" na Roménia, que ainda se mantém, teve um impacto reduzido até junho, com o preço de mercado de eletricidade romeno a manter-se abaixo do preço mínimo para aplicação do imposto.

Nos primeiros seis meses do ano, a EDP Renováveis investiu 1,6 mil milhões de euros, com mais de 80% deste valor a ir para a Europa e América do Norte,  ou seja, os "mercados principais de baixo risco", refere a empresa.

Em termos de rotação de ativos, os proveitos alcançaram 500 milhões de euros, incluindo transações nos EUA, Canadá e Itália. 

Ler artigo completo