Eficácia extrema para chegar ao topo

9 meses atrás 65

AVS subiu, este sábado, à liderança da Liga Portugal SABSEG, ainda que à condição. A formação orientada por Jorge Costa - ficou na bancada, depois da expulsão no último encontro - venceu na visita ao FC Porto B por 2-3, numa partida onde a equipa da Vila das Aves foi extremamente eficaz.

Os forasteiros entraram com um ligeiro ascendente, mais agressivos nos duelos individuais e muito coesos. Neste período, o AVS aproveitou para se colocar em vantagem, pouco antes de estar concluído o primeiro quarto de hora da partida. Jonatan Lucca colocou a bola na profundidade, Nenê fugiu à defesa portista, ludibriou Romain Correia e encontrou o buraco da agulha para fazer a bola passar por baixo do corpo de Francisco Meixedo, que não ficou bem na fotografia.

Depois do golo, o FC Porto B reagiu bem e assumiu por completo o controlo da partida. Wendel Silva, com constantes ataques à profundidade, criou muitas dificuldades ao eixo defensivo adversário e as oportunidades de golo amontoaram-se até ao intervalo. Pedro Trigueira, chamado a intervir em diversos momentos, realizou uma performance individual de alto nível e foi o principal responsável pelo facto de a partida ter chegado ao descanso com o AVS em vantagem.

Indecisão até final

A segunda metade trouxe mais do mesmo. O FC Porto B quis mandar no jogo desde cedo e procurar o empate, ao passo que o AVS apostou na solidez defensiva, reconhecendo a superioridade do adversário naquele momento, e esperou pela altura certa para também procurar o ataque.

Embora o sentido do jogo fosse mais na baliza de Trigueira e cheirasse a empate, foi a equipa visitante a voltar a festejar. Na sequência de um lance de bola parada, Nenê cabeceou para uma primeira grande defesa de Meixedo - fica a sensação de que já dentro da baliza, contudo - e Fábio Pacheco confirmou o 0-2 na recarga. Ainda assim, quase não deu tempo para festejar, já que Wendel Silva «inventou» logo a seguir um lance de golo e assistiu Vasco Sousa para o 1-2.

Com tudo em aberto, o AVS foi recuando no terreno e tendo cada vez mais dificuldades para travar uma equipa azul e branca mais fresca e cada vez mais de ataque. Já depois de desperdiçar algumas chances, o FC Porto B conseguiu mesmo o golo do empate, com Rodrigo Mora a encostar ao segundo poste, após belo cruzamento de Jorge Meireles (87'). Embora faltasse pouco tempo, o tento galvanizava os portistas, mas o balde de água fria surgiu no período de descontos: Francisco Meixedo abordou mal um cruzamento vindo da esquerda e a bola parou nos pés de Jonatan Lucca, que assinou o 2-3.

A segunda vitória consecutiva catapulta o AVS para o primeiro lugar, à condição, com 28 pontos, mais dois do que Santa Clara e Nacional. O FC Porto B segue no quarto lugar, com 21 pontos, mas pode ser ultrapassado por Tondela e Marítimo.

 FC Porto B x AVS

 FC Porto B x AVS

Ler artigo completo