Eis as imagens do encontro dos 'aliados' Putin e Jong-Un em Pyongyang

3 meses atrás 83

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou esta quarta-feira à Coreia do Norte na sua primeira visita ao país em quase 25 anos. O momento ficou registado em fotos.

À chegada, Putin disse ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que "aprecia o apoio" dado à política russa, informaram os 'media' russos.

No encontro entre ambos,  foi assinado um tratado de parceria estratégica - um "documento verdadeiramente revolucionário", segundo o líder russo - que prevê a prestação de assistência mútua em caso de agressão a um dos países. 

"O acordo de parceria global prevê igualmente a prestação de assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes do acordo", declarou Putin após conversações com o líder norte-coreano, segundo a agência noticiosa russa TASS.

Além deste acordo, Putin defendeu que as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte devido ao programa nuclear devem ser reexaminadas.

Por sua vez, Kim Jong-un considerou que as relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa "nova era de prosperidade" e prometeu reforçar a "amizade vigorosa" entre os dois países.

"O Governo da República Popular Democrática da Coreia aprecia a importante missão e o papel de uma Rússia forte na manutenção da estabilidade e do equilíbrio no mundo", disse Kim, garantindo "apoio total" à operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Confira as fotos do encontro dos dois líderes na galeria de imagens acima.

De recordar que, nesta deslocação, Putin fez-se acompanhar pelo seu chefe da diplomacia, Serguei Lavrov, e pelo seu ministro da Defesa, Andrei Belooussov, numa delegação que inclui também dois vice-primeiros-ministros e o diretor da agência espacial russa Roscosmos.

A visita realiza-se a convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que há nove meses se encontrou com Putin no Extremo Oriente russo com registo de elogios mútuos, mas não de acordos oficiais.

Leia Também: Putin chega à Coreia do Norte na 1.ª visita de Estado ao país desde 2000

Ler artigo completo