Eleições europeias: projeção coloca PS com vantagem mínima sobre a AD; Iniciativa Liberal à frente do Chega

4 meses atrás 69

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

20:05

Projeção da Intercampus para o CM/CMTV/Jornal de Negócios.

A lista do Partido Socialista, encabeçada por Marta Temido, será a vencedora das eleições para o Parlamento Europeu com 30,2% de acordo com a projeção da Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV/Jornal de Negócios. O PS tem uma vantagem mínima sobre Sebastião Bugalho, que lidera a lista da Aliança Democrática, que deverá alcançar 29,9% das intenções de voto. Apesar da possível vitória, o intervalo de deputados eleitos do PS situa-se entre 6 e 8 o que significará sempre uma descida em relação aos atuais 9 lugares que os socialistas têm no Parlamento Europeu. A AD está no mesmo intervalo de deputados do PS, o que poderá significar um aumento do número de eleitos da atual soma de PSD com CDS-PP no Parlamento Europeu que é de 7.

A Iniciativa Liberal com 10,3% poderá ser uma das surpresas da noite e eleger entre 1 a 3 deputados na estreia no Parlamento Europeu. O Chega, com António Tânger Corrêa, deverá conseguir 9,5% o que significará entre 1 a 3 deputados. O Livre (4,5%) poderá também eleger um deputado e estrear-se na Europa. 

O Bloco de Esquerda (4,6%) arrisca perder um dos dois deputados na Europa ou mesmo desaparecer. O mesmo poderá acontecer à CDU (3,8%). 

O PAN com 1,3% deverá perder o atual deputado. Ficha técnica
Sondagem Intercampus para a CM/CMTV/Jornal Negócios, realizada no dia 09 de junho de 2024, com o objetivo de identificar o resultado da votação nas eleições para o Parlamento Europeu. Universo constituído por eleitores que participaram no ato eleitoral, com recolha através de simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 19.052 entrevistas, recolhidas em 20 freguesias de Portugal Continental. O erro de amostragem para um intervalo de confiança de 95% é de mais ou menos 0,71 p.p. Os resultados da projeção são diretamente obtidos a partir de uma sondagem realizada pela Intercampus.

Por Correio da Manhã

Ler artigo completo