Elementos de extrema-direita atacam polícia inglesa onde três meninas foram mortas

2 meses atrás 57

De acordo com o jornal britânico The Guardian, vários elementos de extrema-direita têm promovido nas redes sociais um protesto com base em mentiras que começou esta terça-feira à noite em Southport.

Rioters just set an industrial wheelie bin alight and rammed it at police riot shields. Officers charged back but then retreated. pic.twitter.com/ParTbxrTES

— Josh Halliday (@JoshHalliday) July 30, 2024

A polícia de choque isolou uma área em frente à Mesquita de Southport, depois de jovens com cabeças tapadas apanhavam tijolos para atirar às autoridades. Estes manifestantes de cara tapada lançaram também petardos contra a polícia que erguia os escudos para se proteger.

O chefe assistente da polícia local, Alex Goss, onde várias crianças foram atacadas à facada e três meninas morreram, incluindo uma criança portuguesa, conta aos jornalistas que “tem havido muita especulação sobre a origem de um jovem de 17 anos que está atualmente sob custódia policial”, especulação que “alguns indivíduos estão a usar para provocar violência e desordem nas nossas ruas”. “Já dissemos que a pessoa detida nasceu no Reino Unido e as especulações não ajudam ninguém neste momento”.

Alex Goss afirma que “os nossos agentes não deveriam ter de enfrentar isto, mas estaremos lá esta noite para garantir a segurança da comunidade local que já sofreu o suficiente, e iremos deter os envolvidos em comportamentos criminosos”.

A ministra britânica do Interior, Yvette Cooper considera “terrível” que agentes da polícia em Southport tenham que enfrentar ataques de “bandidos nas ruas que não respeitam uma comunidade enlutada”, acrescentando: “É uma vergonha total”.

Ler artigo completo