«Em Angola havia um prédio com um buraco de uma bomba e pessoas a viver lá»

4 semanas atrás 52

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Interclube, Recreativo da Caála e Kabuscorp. Eis os clubes que Hugo Firmino representou em Angola. Atualmente no Amora, o avançado recordou com carinho os anos que passou no continente africano, ainda que certas situações o tenham marcado. 

Hugo Firmino
Total

356 Jogos  25979 Minutos

ver mais >

«Nós treinávamos ao fim da tarde por causa do calor e lembro-me que, no fim, davam-nos sempre um lanche: bolas de berlim sem creme e um sumo de pacote. O clube era no meio de um bairro e lembro-me perfeitamente que tínhamos sempre as crianças à porta do estádio a pedir-nos comida. É uma situação que te faz muita confusão numa primeira fase, mas depois, infelizmente, começas a habituar-te. É uma realidade pobre de um lado e muito rica do outro, a pobreza e a riqueza passam sempre pelas mesmas pessoas», começou por referir.

Tendo vivido em Luanda e em Caála, Hugo Firmino traçou-nos os perfis de casa uma destas cidades:

«Na altura, Luanda era uma das capitais mais caras para se viver. Era incrível, tinha tudo e não nos faltava nada. Por seu lado, na Caála as condições eram muito mais precárias. Na primeira vez em que cheguei lá, fiz o caminho do aeroporto para o hotel e, em determinado momento, vi um prédio que tinha um buraco de uma bomba. Estava construído normal e num canto tinha uma bola/um buraco. Não sei se aquilo continua igual nem sei como é que aquilo se conseguia sustentar. A realidade é que ainda viviam lá pessoas, era possível ver roupa e essas coisas todas. Caála ficava na província de Huambo e esta foi uma das zonas mais afetadas pela guerra. Era comum ver-se paredes esburacadas e onde tinham caído bombas.»

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter

Ler artigo completo