Em direto: Diogo Costa faz antevisão ao jogo com o Sporting

1 mes atrás 44

Diogo Costa foi o jogador escolhido para acompanhar Vítor Bruno na conferência de imprensa de antevisão ao primeiro jogo oficial do FC Porto na época 2024/25. O guarda-redes internacional português, que brilhou ao serviço da Seleção Nacional no Campeonato da Europa da Alemanha, projetou o clássico com o Sporting, que está agendado para as 20h15 de sábado (amanhã), no Estádio Municipal de Aveiro.

Como sente o pulso da equipa para o arranque oficial, com um título de discussão? Como foi voltar após o Europeu?
"Sinto uma boa energia, é normal que haja uma pressão saudável, faz parte da nossa vida enquanto jogadores. Mas sinto a equipa com muito foco em trazer a vitória. Quanto à adaptação, tentei chegar o melhor que pude, fiz por isso e acho que me sinto preparado para o que o míster decidir."

Sente-se bem para ir a jogo? E o que será necessário frente ao Sporting?
"Fiz tudo para chegar na melhor forma, sinto-me bem, acho que fiz o que me competia e serei mais um para ajudar. Claramente, para o jogo de amanhã, é importante manter a baliza a zero, mas isso deixo para o míster."

A um guarda-redes pede-se tudo, com treino ou sem treino. Como vê?
"É uma posição diferente, é mais específico, mas a preparação tem de ser igual para todos".

Levantar taça, já fez esse exercício?
"O exercício é trazer a vitória".

Sente-se mais guarda-redes depois do Europeu?
"Meti a fasquia muito alta e tenho de manter ou melhorar. É nisso que estou focado. Podem esperar sempre melhorias, ajuda à equipa e é isso. Vou fazer sempre o meu melhor todos os dias".

Foi falado para uma eventual saída. Consegue abstrair-se dessas questões?
"Eu jogo no clube que mais amo, no clube em que aprendi a jogar futebol. Obviamente, o que toda a gente fala tenho que deixar para as pessoas. Estou focado em amanhã trazer a vitória e a taça".

Sporting diferente do Sporting da Taça?
"Acho que o míster Rúben vai querer criar alguma surpresa, alguma forma diferente de jogar, mas a base vai estar sempre lá e não será muito diferente".

Pode prometer jogo igual ao que fez para a Eslovénia?
Eu prometer, gostava. Se eu achasse que fazendo coisas boas todos os dias... O que podemos fazer são ações e atitudes boas, mas o erro e um dia mau faz parte da nossa vida profissional. Cabe-nos adaptar o mais rapidamente possível para que estejamos sempre ao mais alto nível

Oito vitórias na pré-época. Pode criar clima de euforia nos adeptos para amanhã e isso pode afetar a equipa? Ou estão preparados para o que pode acontecer?
É sempre bom trazer vitórias da pré-época, é sinal que podem ter confiança. Há sempre coisas a experimentar, ideias para encaixar. Mas estamos confiantes, as finais são para ganhar e não para jogar. Cada jogo tem a sua história

Sem Pepe, que garantias dá esta defesa?
O Pepe é uma pessoa extraordinária, na qual me identifico muito. Foi um prazer partilhar a área com ele, tanto no FC Porto como na Seleção. Mas tenho a certeza de que os nossos centrais irão fazer o seu melhor no jogo de amanhã

Ler artigo completo