Em Londres atrás dos «quartos» e dos milhões: quanto já ganhou na Champions?

6 meses atrás 75

Esta terça-feira, 12 de março, é dia de tudo ou nada para o FC Porto na Liga dos Campeões. Em casa, os dragões ganharam 1-0 ao Arsenal, o que deixou a eliminatória em aberto para a segunda mão, que se joga em Londres. Além da ambição de estar nos «quartos», a turma da Cidade Invicta vai em busca de aumentar um bolo de milhões já invejável nesta temporada.

Vamos por partes. A partir do momento em que se qualificou diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto começou a amealhar o bolo milionário, com a adição de 15,64 milhões de euros, valor dado a cada clube presente na fase regular da prova. A isso, os dragões juntaram ainda o valor referente ao ranking dos clubes participantes na edição em causa da prova, que tem por base as performances nas competições europeias da UEFA ao longo dos últimos dez anos, ou seja, neste caso, desde 2013/14 até à época passada, 2022/23. Aí, o FC Porto recebeu mais 26,151 milhões de euros.

A isto soma-se ainda o valor referente à sua performance desportiva na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde os comandados de Sérgio Conceição arrecadaram 11,2 milhões de euros (2,8 milhões de euros por cada uma das quatro vitórias alcançadas). Essa performance valeu a qualificação para os oitavos-de-final da prova, o que, por si, valeu mais 9,6 milhões de euros para os cofres portistas.

Feitas as contas, os azuis e brancos já arrecadaram nesta edição da Liga dos Campeões 62,591 milhões de euros. Nos oitavos de final estarão em jogo mais 10,6 milhões de euros, o que quer dizer que, caso ultrapassem o Arsenal, chegarão aos 73,191 milhões de euros - a possível qualificação para as meias-finais vale mais 12,5 milhões de euros e para final mais 15 milhões.

Nota: Futuramente, este valor poder ainda crescer mais, mesmo que o FC Porto não passe aos «oitavos», uma vez que os dragões receberão ainda o valor referente ao market pool, apenas atribuído no final da temporada.

 FC Porto x Arsenal

 FC Porto x Arsenal

Ler artigo completo