Em três anos, Ministério Público recebeu apenas 71 novos magistrados

2 meses atrás 43

Justiça

06 ago, 2024 - 13:02 • Liliana Monteiro , Salomé Esteves (gráficos)

Mulheres dominam as procuradorias. Relatório Síntese do MP 2023 mostra que 53 procuradores obtiveram Muito Bom na avaliação. Houve apenas oito advertências e sete suspensões de exercício.

No final de 2023 o quadro de magistrados do Ministério Público contava com um total de 1.722 procuradores, mais 71 do que 2021. Os dados constam do Relatório Síntese do Ministério Público, relativo ao ano passado, que foi divulgado pela entidade esta segunda-feira.

Estes magistrados dividem-se entre procuradores da República, que existem em maior número, e procuradores-gerais-adjuntos, que totalizam apenas 165.

Uma magistratura do Ministério Público que apresenta uma preponderância elevada do sexo feminino em praticamente todas as faixas etárias: mais de dois terços do universo de magistrados. O documento revela que 68% dos procuradores são mulheres contra os 31.3% de homens.

Em matéria de classificações no ano de 2023, foram atribuídas 133 classificações, destas 53 de “Muito Bom”, 45 de “Bom com Distinção”, 28 de “Bom”, cinco de “Suficiente” e dois de “Medíocre”.

No exercício das competências disciplinares, o Conselho Superior do Ministério Público apreciou e decidiu 36 inquéritos e 14 processos disciplinares, tendo aplicado 18 penas disciplinares, das quais 8 de advertência, três de multa e sete de suspensão de exercício.

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo