Emiliano Martínez viu dois cartões amarelos frente ao Lille de Paulo Fonseca e... não foi expulso

1 semana atrás 45

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

00:21

Tudo estará relacionado com uma regra muito específica

E quando pensamos que já vimos de tudo um pouco, há sempre mais um caso que nos faz lembrar que há sempre espaço para aprender. O duelo desta quinta-feira entre Lille e Aston Villa deu uma lição sobre as regras do futebol a grande parte dos adeptos e fãs do desporto-rei, tudo porque Emiliano Martínez, guarda-redes campeão do Mundo pela Argentina que defende as redes do clube inglês, viu dois cartões amarelos na partida e... não foi expulso. Sim, leu bem, e, sim, foi isso mesmo que aconteceu.

Recapitulando, o guardião argentino viu o primeiro cartão amarelo da partida ao minuto 39 por retardar um pontapé de baliza numa altura em que o Lille já se encontrava a vencer na partida e tinha empatado a eliminatória (os ingleses venceram em casa por 2-1 na primeira mão). O segundo cartão amarelo surgiu já no momento em que as duas equipas discutiam o acesso às meias-finais da Liga Conferência no desempate por penáltis. E agora o caro leitor pergunta: 'Então, e não deveria ter sido expulso nesse momento?'. A resposta é simples: Não. E tudo está relacionado com o facto de os cartões amarelos 'limparem' a partir do momento em que um jogo é discutido num desempate por penáltis, impedindo assim que nesse momento crucial da partida alguma das equipas fique em desvantagem numérica em relação ao seu adversário - isto se já não se encontrar até lá.

Segundo o International Football Association Board (IFAB), "cartões amarelos admoestados durante o jogo não são transportados para o desempate por penáltis", contudo, "um jogador que tenha visto o cartão vermelho durante o jogo não pode fazer a cobrança".

Os dois momentos em que Emiliano Martínez viu os cartões amarelos frente ao Lille:

— sport tv (@sporttvportugal) April 18, 2024

Por Record

Ler artigo completo