Em comunicado enviado à agência Lusa, este operador grossista de telecomunicações disse que as obras de reforço da rede de fibra ótica já estão terminadas nos municípios de Arronches, Castelo de Vide, Crato e Marvão, na região de Portalegre, assim como em Moura, no distrito de Beja.
Uma intervenção que garante "que o serviço de fibra ótica chega a mais de 11.500 famílias", acrescentou.
A empresa está a efetuar trabalhos idênticos no concelho de Avis, distrito de Portalegre, os quais deverão estar "concluídos no início de dezembro", permitindo atingir um total "de cerca de 2.600 casas cobertas" neste município alentejano.
Assim, depois de chegar a estes seis municípios entre 2014 e 2015, vão ser "mais de 14.000 as famílias que têm condições de optar entre os principais operadores de telecomunicações a atuar em Portugal e que disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através desta rede de fibra ótica", realçou.
A dstelecom justificou o reforço da rede com o objetivo de "colmatar lacunas na conectividade digital, especialmente em zonas do interior, onde o acesso à banda larga de alta velocidade continua limitado".
"Este investimento contribui para dinamizar as economias locais, criar oportunidades para o comércio e o turismo e facilitar o acesso ao trabalho remoto, serviços de saúde e educação à distância", continuou, sem indicar, contudo, o montante aplicado nesta intervenção.
O presidente executivo (CEO) da dstelecom, Ricardo Salgado, disse que este reforço no Alentejo "é um sinal positivo" e vai ao encontro da missão da empresa "de combater as desigualdades digitais em Portugal".
"Queremos garantir que, independentemente da sua localização, todos os portugueses possam usufruir de uma internet rápida e de qualidade, ajudando assim a fomentar a permanência e o desenvolvimento local no interior", notou.
As famílias e empresas destes concelhos alentejanos "podem, agora, usufruir de serviços de telecomunicações sem qualquer condicionante técnica e com opção de escolha do serviço e operador que melhor atenda às suas necessidades", segundo a empresa.
Como operador grossista da maior rede de fibra multioperador da Europa, a dstelecom assegurou ainda que vai continuar a expandir a sua rede no Alentejo e em outras regiões do país.
Criada em 2008, esta empresa construiu, opera e mantém a primeira e maior rede multioperador de fibra ótica da Europa, que tem como clientes os principais operadores de telecomunicações a atuar em Portugal, que disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através desta 'autoestrada' digital.
Atualmente, a rede da dstelecom chega a 149 municípios, num total de quase um milhão de casas, essencialmente nas zonas onde existem uma maior carência ao nível digital.
Leia Também: Meta anuncia desembarque do cabo submarino que liga os EUA a Espanha