Empresas completam 36% dos compromissos assumidos na iniciativa act4nature Portugal

9 meses atrás 79

O relatório desta iniciativa, promovida pela BCSD Portugal, conclui que dos 165 compromissos empresariais assumidos, 87% teve um desempenho favorável, 36% foram totalmente cumpridos e apenas 13% não foram iniciados.

A BCSD Portugal, uma associação sem fins lucrativos que representa empresas que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade, lançou em 2020 a iniciativa act4nature Portugal cujo primeiro relatório conclui que dos dez compromissos comuns às empresas, 36% foram totalmente realizados.

A análise foi feita no período entre 2020 e 2022 e evidenciou que, dos 165 compromissos empresariais assumidos, no contexto de compromissos comuns a todas as empresas, 87%  teve um desempenho favorável, 36% foram totalmente cumpridos e apenas 13% não foram iniciados.

O compromisso relacionado com a mobilização de recursos e parcerias foi o que reuniu uma maior adesão, seguido do compromisso do diálogo com partes interessadas, da promoção da integração gradual da biodiversidade nas cadeias de valor, da prevenção, da redução ou compensação de impactos e da formação/sensibilização de colaboradores.

Os temas menos abordados são a utilização de soluções baseadas na natureza e o diálogo sobre biodiversidade com autoridades públicas, tendo apenas registado uma adesão de 7% dos compromissos empresariais.

Maria João Coelho, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal, afirma que “os resultados do primeiro relatório de desempenho do act4nature Portugal são positivos e mostram que as empresas estão a integrar a preservação da biodiversidade nas suas estratégias. A diversidade das empresas analisadas, que abrangem áreas de atividade distintas, explica as diferentes abordagens e níveis de desempenho, mas fica claro o compromisso destas empresas que têm alocado recursos específicos a este tema”.

Ler artigo completo