'Empréstimo' de Apple Watch salvou a vida de mulher de 70 anos em voo

7 meses atrás 72

Um médico utilizou um Apple Watch para salvar a vida de uma mulher, de 70 anos, durante um voo do Reino Unido para Itália. bDe acordo com as publicações internacionais, tudo aconteceu num voo de Birmingham para Verona, a 9 de janeiro, quando a passageira ficou com falta de ar.

Depois de um assistente de bordo perguntar se alguém na aeronave era médico, Rashid Riaz prontificou-se para ajudar na situação e apesar de a mulher, que não foi identificada, não reagir às primeiras perguntas do médico, este conseguiu perceber que havia um historial de problema cardíacos.

O médico, de 43 anos, pediu o Apple Watch do assistente de bordo para medir os níveis de oxigénio da mulher.

"Ajudou-me a descobrir que o paciente tinha uma baixa saturação de oxigénio", explicou Riaz à BBC, referindo que utilizou a aplicação Blood Oxygen, que se destina a ser utilizada, segundo a marca, para “propósitos de bem-estar e saúde geral”.

O site adianta ainda que a aplicação “não é indicada para usos médicos”, mas neste caso ajudou.

Riaz pediu depois à tripulação uma garrafa de oxigénio, que ajudou a estabilizar os níveis da mulher até à aterragem. Chegada a Itália, foi assistida e teve uma recuperação rápida.

O médico reconheceu a forma como a tripulação da Ryanair lidou com a situação, mas recomendou que todos os aviões deviam ter aparelhos para medir os níveis de oxigénio ou, por exemplo, para perceber se existe uma emergência relacionada com os diabetes.

Leia Também: Raptam homem e atiram-no de ponte. Vítima salvou-se graças a cabos de aço

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo